Fichamento transversalidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2154 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A EDUCAÇÃO E O IMPERATIVO DO MUNDO CONTEMPORÂNEO


“No conjunto da crise global, que caracteriza nosso histórico momento atual, a ambiental é a mais complexa porque se origina não só como conseqüência do modelo civilizatório dominante, mas também que agrava, dentro de um ciclo danoso, os impactos negativos da própria globalização.” (pg. 13)

“A problemática ambiental começa a aparecer,no horizonte das preocupações do homem moderno, a partir da década dos setenta, com a advertência da extinção das espécies, os graves problemas da contaminação, a presença de resíduos tóxicos, [...]. E é com isso, ao tomar consciência de que a natureza não é inacabável e infinita, que começa a constituir-se o primeiro campo de significações para desencadear um processo de mudança.” (pg. 15)

“Noperíodo inicial de estudos sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento que antecedeu a Conferencia de Estocolmo, em 1972, multiplicaram-se as tomadas de posição categorias, [...] em favor de uma ou de outra, das seguintes teses: Economismo selvagem – a deteriorização do Meio Ambiente constitui uma conseqüência inevitável do crescimento econômico [...]. Ecologismo sem limites – a desconfiguração doplaneta, as modificações irreversíveis do clima, [...] põem em perigo a sobrevivência da civilização, [...] até tal ponto que seria melhor sacrificar o crescimento em favor do Meio Ambiente [...] e estimular o retorno dos cidadãos ao campo.” (pg 16)

“O grande mérito da conferencia de Estocolmo foi de invalidar as posições tanto dos partidários do crescimento selvagem como do crescimento zero. Ofundamental é a harmonização dos objetivos econômicos e sociais com uma gestão ambiental prudente dos recursos e do meio. [...]” (pg 16)

“A crise ambiental do século XX é uma crise planetária, uma crise de conhecimento e de formas de conhecimento; um desafio à interpretação do mundo. [...] A nova ciência transdisciplinar, uma “ciência com consciência”, na expressão de Morin (1984), vemabrindo espaço pela atração e impulsão de novos paradigmas emergentes em uns campos científicos, [...] para chegar ao que se poderia considerar uma interpretação complexa do mundo” (pg 17)


“O que está sucedendo no planeta neste momento, não é a soma de problemas como a desertificação crescente, o aumento desmedido da demanda energética, a mudança climática, [...] Numa perspectiva complexa, arealidade que emerge como problemática é algo qualitativamente e quantitativamente muito mais grave que a simples acumulação dessas disfunções.[...] É o resultado da interação entre todas elas, em um cenário dominado pelas atuações humanas cujos eixos legitimatórios, nos campos ético e social, se tem mostrado ineficazes.” (pg 18)


O mundo passa por uma grande e terrível crise ambiental, ahumanidade hoje sente os problemas que foram provocados ao longo de centenas de anos. Pela ganância e pelo lucro fácil, começaram a explorar os recursos naturais como se estes fossem eternos. Hoje, sabedores das conseqüências de seus atos, continuam a exploração, indiferentes ao que o futuro os reserva.










EDUCAÇÃO PARA ENFRENTAMENTO DA CRISE


“A marcha desenfreada das sociedades ecivilizações em busca de progresso e desenvolvimento da ciência, da razão e da técnica, culminou nessa grande crise considerada como planetária.” (pg 18)


“Podemos notar efeitos positivos que o desenvolvimento trouxe ao mundo moderno, entretanto é preciso que se questionem também seus efeitos colaterais que fizeram com que o ser humano se tornasse, de certa forma, uma espécie automatizada,seres individualistas, [...] e que, gradativamente, perdem a noção de solidariedade.” (pg 18)


“Um velho dilema vem à tona novamente: a escola deve reproduzir a sociedade existente ou gerar condições necessárias às transformações da visão de mundo. [...], no momento atual, em relação à função que cumpre, a escola é mais reprodutor do que transformadora.” (pg 19)


“O sistema...
tracking img