Fichamento teorias da comunicação - iiana polistchuk e aluizio ramos trinta.ppt

1185 palavras 5 páginas
No final dos anos 60, acontece uma definição mais clara dos meios de comunicação de em função das conquistas do setor eletroeletrônico. No Brasil, agências de publicidade tornam-se mais fortes, Regulamentação da profissão de relações públicas. Antigos cursos de jornalismos passam a integrar as escolas de comunicação social. Só a partir de então inicia-se a educação universitária para o comunicador social. A formação universitária caminha em três eixos: a fundamentação teórica requerida(aparato conceitual) -Estudos da Comunicação em contextos amplo e - As disciplinas profissionalizantes A fundação das principais escolas de comunicação datam do início dos anos 70. Comunicar é algo bem distinto da realização de um instrumental que deva prevalecer por suas mediações tecnológicas e por seu uso eficaz. Trata-se cada vez mais de capacitar o estudante a PERCEBER o que são e como se dão as ações de comunicação no que se refere a seu processo, aos conceitos em que se funda, bem como aos instrumentos utilizados e aos conteúdos envolvidos, que tais ações dinamizam. (p.16) Comunicador social “comparado a correia de transmissão, relacionando a universidade à sociedade e aos meios de comunicação, bem como ao setor de serviços a estes associados.

Theoria= “contemplação atenta, admiração pelo pensamento, reflexão”. (p.17) “Teorizar é uma forma de agir, unindo a experiência e o sentimento ao pensamento” (p.17). Teorizar quer dizer realizar um ato humano completo, cujo significado profundo estána junção do pensamento abstrato ao desejo, à busca de poder, à paixão, à vontade de ação, à fantasia, e a um bom número de atributos, que nos definem como seres humanos.( p.18) Razão libertadora X razão instrumental.

Relega-se a plano de importância secundária o fato de uma prática profissional jamais se realizar como se de uma simples aplicação técnica se tratasse, sem antes supor uma teorização responsável. Não é aceitável uma prática que desconheça os fundamentos teóricos;talvez haja

Relacionados