Fichamento sociologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2008 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Fichamento
Trajetória individual e campo de possibilidades
Gilberto Velho
Universidade Candido Mendes
Walber Correia Dutra
Turma 1 - Curso de Direito
Introdução à Sociologia
Prof: Solange Dacach

Considerações sobre o texto
A temática principal abordada, com propriedade, pelo autor é a interação entre os mais diversos grupos sociais, em suas mais diversas categorias, ressaltando, antesde tudo, a dinâmica das relações sociais presentes no mundo contemporâneo.
Logo na introdução, Gilberto Velho põe em destaque a importância do processo de globalização na configuração das relações sociais modernas, o qual consiste na quebra de paradigmas e das fronteiras sócio espaciais, ao integrar as relações políticas, econômicas e sociais, formando uma aldeia global, capitaneada pelos meiosde comunicação.
O autor expõe que as individualidades humanas, inerentes a sua essência, passam a ser afetadas de maneira inédita, na medida em que o jovem experimenta novas redes de relacionamento social, assim como adquire novos valores, os quais não faziam parte de sua cultura original.
Mais adiante, é posto em questão a ideia de projeto, como sendo uma poderosa ferramenta no estudo dosfenômenos sociológicos, uma vez que este permite aos sociólogos, bem como qualquer indivíduo, a traçar direcionamentos específicos, por meio de uma conduta orientada para o alcance de um objetivo socialmente válido.
Assim, nasce o que autor denomina de campo de possibilidades, o qual seria a ferramenta fundamental para a formação e exercício dos projetos, ao representar todo o espaço e as alternativasoferecidas ao sociólogo para o alcance dos objetivos propostos na pesquisa.
Posteriormente, o autor apresenta o caso de Catarina, uma açoriana que desembarcou com sua família nos EUA em busca de melhores oportunidades, o que traria grandes transformações para sua vida e de sua família. Gilberto Velho procura destacar o processo de socialização desenvolvido pela jovem, a qual teve que se adaptarao novo estilo de vida e superar as circunstâncias adversas impostas pela nova cultura. Vale destacar que o homem é um ser social por excelência, e mesmo diante de situações inéditas, como no caso de Catarina, não pode ficar recluso ou isolado do mundo que o cerca.
Do ponto de vista sociológico, nosso autor procurou demonstrar ainda, o conceito de aculturação, o qual é um processo cada vez maisfrequente no mundo moderno, que consiste na troca ou absorção de certos traços culturais entre duas culturas distintas, o que é evidente no mundo globalizado e facilmente identificado no caso de Catarina, a qual experimentou valores e comportamentos até então desconhecidos por sua cultura de origem.
Finalmente, Gilberto Velho, encerra o seu discurso, concluindo que a heterogeneidade, afragmentação da sociedade moderna, assim como a globalização, introduzem novos paradigmas, os quais proporcionam novas maneiras de interpretação e reavaliação da dinâmica das relações sociais, na atualidade.

Fichamento
Pesquisas urbanas – Uma experiência com autoridades
Sandra Regina Soares da Costa
Universidade Candido Mendes
Walber Correa Dutra
Turma 1 - Curso de Direito
Introdução à SociologiaProf: Solange Dacach

Considerações sobre o texto
Logo no início de sua exposição, a autora apresenta o seu objeto de estudo: o movimento hip hop, o qual guiará o seu audacioso projeto de pesquisa, tendo como universo a cidade do Rio de Janeiro, tanto nos morros quanto nas badaladas boates da Zona Sul do Rio.
A autora utiliza como chave mestra para o sucesso do projeto, a denominada observaçãoparticipante, uma vez que o hip hop poderá ser analisado sob óticas diferentes, tanto na sua substancia quanto na própria distribuição espacial de seus personagens.
Portanto, a sua proposta é apresentar uma situação vivida no campo, a qual diz respeito não somente ao fenômeno por ela estudado, mas, sobretudo aos fenômenos sociais, que são de suma importância para a prática antropológica,...
tracking img