Fichamento sociologia e antropologia, mauss, marcel. sexta parte: “as técnicas do corpo”, p. 399-422.

1174 palavras 5 páginas
Referência bibliográfica: MAUSS, Marcel. Sociologia e Antropologia. São Paulo: Cosac & Naify, 2003. Sexta parte: “As técnicas do corpo”, p. 399-422.

No texto em questão o autor discorre sobre como os indivíduos, em diversas sociedades usam seu corpo e como o fazem.O texto está dividido em quatro seções:

I. Noção de técnica do corpo;

II. Princípios de classificação das técnicas do corpo;

III. Enumeração bibliográfica das técnicas do corpo;

IV. Considerações gerais.

Na primeira seção o autor inicia conceituando a técnica do corpo como a maneira pela qual o indivíduo utiliza-se de seu corpo, manifestando na forma como certas atividades são executadas, ou seja, da técnica, em sociedades e tempos diferentes e conclui afirmando que todas as técnicas do corpo nos são impostas.

Na segunda seção o autor aponta os princípios de classificação das técnicas do corpo apresentando-os em quatro “pontos de vista”: diferenças entre sexos; variação com as idades dos indivíduos; em relação ao resultado obtido do uso da técnica e, finalmente, tradição ou transmissão da forma da técnica.

Na terceira seção o autor nos apresenta diferentes técnicas do corpo utilizadas por diversas sociedades divididas por fases da vida. A princípio o autor apresenta algumas técnicas do nascimento e da obstetrícia. Depois, já na adolescência, o autor destaca este como “o grande momento da educação do corpo”, pois ocorre nesta fase a aprendizagem definitiva das técnicas que serão levadas por toda a vida do indivíduo. Conclui a seção com um panorama das técnicas do corpo na idade adulta, dividindo-os em “diversos momentos da jornada em que se repartem os movimentos coordenados e pausas.” São abordadas técnicas do sono, repouso, movimento, cuidados com o corpo, consumo e reprodução.

O autor finaliza o texto considerando as séries de atos como montagens “fisio-psico-sociológicas, por vezes “montada pela autoridade social e para ela”, destaca que por se tratar de movimentos

Relacionados

  • "As técnicas do corpo". mauss, marcel.
    1032 palavras | 5 páginas
  • A ilha deserta
    146269 palavras | 586 páginas
  • Marcas que demarcam
    324695 palavras | 1299 páginas
  • Prof. UFV
    378868 palavras | 1516 páginas