Fichamento - sociologia clássica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (569 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Titulo Original: Sociologia clássica

[...]p.123 A pretensão de conferir à sociologia uma reputação verdadeiramente cientifica será o principal objetivo da obra do pensador francês Émile Durkheim.Seguidor do positivismo de Augusto Comte, toda obra de Durkheim está voltada para dotar a sociologia do que até então mais lhe faltava: um método de analise. [...] p.123 Durkheim também forneceupara a sociologia estudos pioneiros na área da sociologia da religião e do conhecimento, bem como estudos empíricos sobre fenômeno do suicídio. [...] p.125 Além de ser um dos maiores clássicos dasociologia, Durkheim também é o responsável pela introdução desta ciência no ensino universitário.
[...] p.128 Na obra As regras do método sociológico, Durkheim afirmava que os sociólogos, até então, tinhamse preocupado pouco com a questão do método em sociologia. [...] p.129 Ao examinar os fundamentos da reflexão sociológica Durkheim defrontou-se com duas questões chaves da epistemologia sociológica:1) a relação entre individuo e sociedade e, 2) o papel do método cientifico na explicação dos fenômenos sociais. [...] p. 129 Durkheim sustentava a tese de que a explicação da vida social tem seufundamento na sociedade, e não no individuo. [...] p.131 Continuador da obra de Augusto Comte a principal preocupação de Durkheim era resgatar a intenção de fazer da sociologia uma ciência madura, talcomo já acontecia com a física, a química, a astronomia e outras ciência da natureza.
[...] p.135 Para Durkheim, explicar os fatos sociais significa demonstrar a função que eles exercem. Esta explicaçãonão se encontra no futuro ( a utilidade que nós projetamos nas coisas), mas no passado: primeiro é preciso investigar a razão pela qual surgiu aquela pratica social (sua causa eficiente), para depoisdeterminar sua função. Este era a inovação que Durkheim propunha em relação a Herbert Spencer: a primeira investigação (causa eficiente) deve preceder à segunda (sua utilidade social).
[...]...
tracking img