FICHAMENTO SOBRE O TEXTO O ESTUDO DO COMPORTAMENTO DESVIANTE

919 palavras 4 páginas
FICHAMENTO DO TEXTO DE GILBERTO VELHO
“O ESTUDO DO COMPORTAMENTO DESVIANTE: A CONTRIBUIÇÃO DA ANTROPOLOGIA SOCIAL”

O texto do autor Gilberto Velho, trata do problema do comportamento desviante. Em sua obra, o autor faz um estudo do comportamento pelos indivíduos da sociedade. Faz uma narrativa que normalmente os trabalhos sobre o desvio são advindos e de estudos acadêmicos, que são eivados de preconceitos e intolerâncias. Assim, inicialmente mostra que o objetivo de seu texto é relativizar a abordagem, a fim de aproximá-la, o máximo possível, da realidade.
O autor começa falando que o indivíduo é classificado pela sociedade som “são” e “não são” (insano). Estes últimos são apresentados como anormais, possuindo sintomas de desequilíbrio e doenças.
Narra que os estudiosos atribuem o mal ao indivíduo, como sendo uma característica hereditária e localizado dentro dele. Começa então a falar de Merton, lançando mão do seu conceito de anomie que é conceber a “estrutura social como ativa, como produtora de novas motivações, que não podem ser preditas sobre a base de conhecimento dos impulsos nativos do homem”. Quer dizer que o abandona apenas o enfoque individualista e passa a atribuir o desvio à coletividade.
Neste ponto, passa a apontar a estrutura social e cultural como elementos do comportamento desviante. Esclarece sobre a existência, na sociedade de objetivos legítimos propostos por ela e, em seguida, fala dos modos, também legítimos, para alcança-los. Parecem tratar-se da mesma coisa, contudo explicita que são analiticamente separáveis para explicação do fenômeno do desvio.
Apresenta o conceito de sociedades mal-integradas, as quais apresentam objetivos legítimos, mas não fornecem para todos os indivíduos meios legítimos para buscá-los. É uma aberração sistêmica.
Conforme o autor, a sociedade mal-integrada acontece quando os indivíduos passam a usar todo e qualquer meio para alcançar os objetivos legitimamente impostos. Assim, passa a patologia do

Relacionados