Fichamento sobre o livro psicologia da aprendizagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (773 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
CAMPOS, Dinah M. Sousa. Psicologia da aprendizagem. Petrópolis – RJ: Vozes, 2010.

I. Importância da Aprendizagem na Vida Humana

“Importância da aprendizagem na vida do individuo varia,enormemente de uma espécie para outra. Entre os animais inferiores as atividades aprendidas constituem, apenas, uma proporção relativamente pequena [...] A aprendizagem é lenta, de pequena extensão e semgrande importância na vida animal” (p. 13).

“[...] De todos os animais, o homem possui o menor numero de reações inatas, fixas e invariáveis. Sua infância é mais longa e possui maior capacidade paratirar proveito da experiência” (p. 13).

“Na vida humana a aprendizagem se inicia com o nascimento, ou até antes e se prolonga até a morte” (p. 13).

“Quando se considera todas as habilidades,[...] os conhecimentos e as informações adquiridas, dentro e fora da escola, e suas relações com a conduta, a personalidade e a maneira de viver, pode-se concluir que a aprendizagem acompanha toda avida de cada um” (p. 14).

“[...] Todo indivíduo aprende e, através da aprendizagem, desenvolve os comportamentos que o possibilitam viver” (p. 14-15).

“Através dos séculos, por meio d aprendizagem,cada geração foi capaz de aproveitar-se das descobertas das gerações anteriores” (p. 15).

“A aprendizagem é um processo tão importante paro o sucesso da sobrevivência do homem que foramorganizados meios educacionais e escolas para tornarem a aprendizagem mais eficiente” (p. 15).

“[...] Explicar o mecanismo da aprendizagem é esclarecer a maneira pela qual o ser humano se desenvolve, tomaconhecimento do mundo em que vive, organiza sua conduta e se ajusta ao meio físico e social” (p.16).

II. Notícia Histórica da Psicologia da Aprendizagem.
“Desde a antiguidade, filósofos epensadores preocuparam-se com os fatos da aprendizagem do tipo verbal ou ideativo” (p.16).

A. Concepções sobre a aprendizagem, na antiguidade:
“O conhecimento preexiste no espirito do homem e a...
tracking img