Fichamento sobre a revolução socialista russa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2037 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Fichamento

Revolução Socialista
Russa

Victor Aquino de Oliveira
Tec 4M
21/06/2012
A Revolução Socialista Russa: Teoria Revolucionária do Poder.Livro: História Sempre Presente.PEDRO, Antonio; LIMA, Lizanhas de Souza.

A Revolução que abalou o mundo
A Revolução Russa pode ser considerada como um dos acontecimentos políticos mais importantes do século XX, pois havia acontecidoineditamente a tomada e mantimento do poder por um partido marxista, criando um novo regime político e uma nova sociedade.
A “Revolução Vermelha” de 1917 foi considerada uma grande ameaça aos países capitalistas, pois Partidos Comunistas surgiram em muitos países, sob influência dos pensadores russos Lênin e Trotsky.
Em 1917, iniciou-se no Império Russo, a construção de um novo Estado, arrasando verosmente o antigo Estado.

O Império Russo na segunda metade do século XIX
Um país gigante
O império russo tinha um imenso território, enorme recursos naturais e uma população de 175 milhões de pessoas, sendo estas de varias nacionalidades, era uma potencia. Seu território era meio europeu e meio asiático, 1914 era o terceiro pais do mundo em população e o primeiro em extensão territorial, umacaracterística marcante era a imensa pobreza de sua população.
A maioria dela era constituída de camponeses, estes eram explorados pela nobreza latifundiária e pelo próprio estado.
Politicamente era uma monarquia oriental, autocrática, com o czar (imperador) concentrando todos os poderes, portanto era uma administração centralizada e burocrática.
O regime czarista estava ligado a idéia de quetodos como os súditos do czar, estavam obrigados a prestar serviços ao estado, a população o considerava como um pai, curiosamente.

A estrutura social
A sociedade tinha uma divisão complexa combinando critérios tradicionais, corporativos e burocráticos. O estado dividia a população em nobreza, clero, burgueses e camponeses. A nobreza e os burgueses estavam divididos em categorias hierárquicas.
Asociedade russa estava concretamente dividida entre os que tinham e os que não tinham privilégios, apenas 1% da população estavam ligados aos privilégios e à direção do estado, os camponeses sustentavam tudo isso com seu trabalho e pesados tributos.
Neste país que havia muita terra e no qual a base da economia era a agricultura, a exploração direta dos camponeses por meio de pesadas tributaçõese diferentes impostos, eram a principal fonte de arrecadação do estado.

Um projeto do estado
Na segunda metade do século XIX os, czares, empreenderam reformas modernizantes, o projeto de adotar a Rússia em uma estrutura industrial. A abolição da servidão, em 1861 fez parte desse processo de modernização.
O estado construiu uma rede ferroviária, foram construídos milhares de km de ferrovias.Essa industrialização se fez, principalmente, com o capital estrangeiro, desenvolvendo assim a produção de ferro e aço, a indústria mecânica e têxtil, a construção naval e a navegação a vapor.

Novas classes, novas idéias, novas relações sociais
A modernização industrial teve efeitos culturais, sociais, e políticos importantes. Na cidade, fez crescer a burguesia industrial e o operariado. Osoperários urbanos estavam submetidos à exploração, as jornadas de trabalho eram longas e os salários extremamente baixos, a fraca legislação trabalhista era violada constantemente pelos patrões.
Estava também se formando nas cidades uma camada de novos intelectuais, não portadora de uma cultura religiosa. Essa camada forneceu ao Estado burocratas com mentalidade modernizante, mas criou uma liderançapolítica revolucionária.
Esses intelectuais estiveram mais tarde, presentes na revolução russa, principalmente nas suas duas principais vertentes: os que privilegiaram os camponeses, esperando promover a revolução no campo; e os que viram nos operários a base social para o movimento revolucionário.

As contradições da modernização

Os novos grupos sociais se opuseram a situação política,...
tracking img