Fichamento sobre a revolução socialista russa

Fichamento

Revolução Socialista
Russa

Victor Aquino de Oliveira
Tec 4M
21/06/2012
A Revolução Socialista Russa: Teoria Revolucionária do Poder.Livro: História Sempre Presente.PEDRO,Antonio; LIMA, Lizanhas de Souza.

A Revolução que abalou o mundo
A Revolução Russa pode ser considerada como um dos acontecimentos políticos mais importantes do século XX, pois havia acontecidoineditamente a tomada e mantimento do poder por um partido marxista, criando um novo regime político e uma nova sociedade.
A “Revolução Vermelha” de 1917 foi considerada uma grande ameaça aos paísescapitalistas, pois Partidos Comunistas surgiram em muitos países, sob influência dos pensadores russos Lênin e Trotsky.
Em 1917, iniciou-se no Império Russo, a construção de um novo Estado, arrasando verosmente o antigo Estado.

O Império Russo na segunda metade do século XIX
Um país gigante
O império russo tinha um imenso território, enorme recursos naturais e uma população de 175 milhões depessoas, sendo estas de varias nacionalidades, era uma potencia. Seu território era meio europeu e meio asiático, 1914 era o terceiro pais do mundo em população e o primeiro em extensão territorial, umacaracterística marcante era a imensa pobreza de sua população.
A maioria dela era constituída de camponeses, estes eram explorados pela nobreza latifundiária e pelo próprio estado.
Politicamente erauma monarquia oriental, autocrática, com o czar (imperador) concentrando todos os poderes, portanto era uma administração centralizada e burocrática.
O regime czarista estava ligado a idéia de quetodos como os súditos do czar, estavam obrigados a prestar serviços ao estado, a população o considerava como um pai, curiosamente.

A estrutura social
A sociedade tinha uma divisão complexacombinando critérios tradicionais, corporativos e burocráticos. O estado dividia a população em nobreza, clero, burgueses e camponeses. A nobreza e os burgueses estavam divididos em categorias hierárquicas....
tracking img