Fichamento sanchez vazquez, adolfo. objeto da ética. in: adolfo sanchez vazquez. ética. rio de janeiro: civ. brasileira, 2003.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 39 (9728 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de maio de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE DE TRÁS-OS-MONTES E ALTO DOURO

Obesidade e Estilos de Vida em Crianças e Adolescentes
Dissertação de Mestrado em Educação Física e Desporto Escolar – Especialização em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário.

ILÍDIA JOANA MOURA ALMEIDA

VILA REAL, 2010

UNIVERSIDADE DE TRÁS-OS-MONTES E ALTO DOURO

Obesidade e Estilos de Vida em Crianças e AdolescentesDissertação de Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário.

ILÍDIA JOANA MOURA ALMEIDA ORIENTADORA: PROF. DOUTORA MARIA ISABEL MARTINS MOURÃO CARVALHAL

VILA REAL, 2010

Dissertação elaborada sob a orientação da Professora Doutora Maria Isabel Martins Mourão Carvalhal, apresentada à Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, com vista à obtenção do grau deMestre em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário.

Agradecimentos ______________________________________________________________________ Este espaço é dedicado àqueles que deram a sua contribuição para que esta dissertação fosse realizada. A todos eles deixo aqui o meu agradecimento sincero. À minha orientadora, Professora Doutora Isabel Mourão, pelo rigor da sua orientação,profissionalismo e disponibilidade manifestada em todas as ocasiões. Ao Presidente do Conselho Executivo da Escola Secundária de Latino Coelho em Lamego, Professor José António Fernandes Martins Rocha, por toda a colaboração e apoio da escola e dos agentes educativos que colaboraram neste estudo, pela disponibilidade e empenho com que o fizeram. Aos meus colegas de Educação Física, pela colaboração eapoio na recolha de dados. Aos alunos pela colaboração, disponibilidade, carinho, empenho e responsabilidade que demonstraram ao longo da recolha de dados, sem eles esta investigação não teria sido possível. À Ana Lima por partilhar comigo todo o seu vasto conhecimento, o que me ajudou a elaborar o projecto que deu origem a este estudo. À Raquel Pereira pela sua disponibilidade para traduzir paraInglês o resumo desta tese. A todos os meus amigos, em especial à Marta Cardoso e Raquel Pereira, pelo apoio e incentivo incondicional. Aos meus irmãos, por todo o carinho, pela motivação, por acreditarem em mim, pela força e ajuda que sempre me deram ao longo de todo o meu percurso académico. Ao Ricardo, pelo inestimável apoio, incentivo, compreensão, pela perseverança, pela sua bondade e portudo o que representa para mim. Aos meus pais, por todos os valores que me transmitem, e por todo o carinho e amor com que o fazem, têm sido todo o suporte da minha vida, pois tudo o que sou e tenho a eles lhes devo. Ao meu avó, Bernardo Moura por todo o apoio, pela esperança que teve em mim e pelo incentivo que me deu ao longo de todo o meu percurso académico. A ele dedico este trabalho.

I Resumo ______________________________________________________________________ A obesidade foi considerada pela OMS (1998) como a epidemia do século XXI, representando actualmente um dos maiores problemas de saúde pública. O aumento da prevalência de obesidade está associado a factores de ordem genética e de ordem ambiental, fundamentalmente à alteração dos estilos de vida dos jovens levando a umdesequilíbrio entre gestão e gasto energético. Este estudo tem como objectivo comparar os estilos de vida de jovens normoponderais e jovens com excesso de peso e de obesidade. A amostra deste estudo é constituída por 120 jovens, 60 do sexo masculino e 60 do sexo feminino com idades compreendas entre os 12 e os 17 anos, e uma idade média de 13,81 anos. Para a recolha de dados foi utilizado umquestionário on-line, baseado no questionário da Health Behaviour in School-agedChildren (HBSC) e já utilizado em vários estudos no âmbito do projecto de estratégias locais de saúde (ELSa). Para a avaliação da composição corporal foram recolhidos os dados antropométricos e o Índice de Massa Corporal (IMC). Foi utilizado o X2 e o teste Mann Whitney (Z) para comparar os grupos (normoponderal e excesso de...
tracking img