Fichamento sanchez vazquez, adolfo. objeto da ética. in: adolfo sanchez vazquez. ética. rio de janeiro: civ. brasileira, 2003.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1556 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Federal Fluminense – UFF
Instituto de Arte e Comunicação Social – IACS
Departamento de Ciência da Informação – DCI
Disciplina: Ética e Informação

Fichamento

REFERÊNCIAS: SANCHEZ VAZQUEZ, Adolfo. Objeto da Ética. In: Adolfo Sanchez Vazquez. Ética. Rio de Janeiro: Civ. Brasileira, 2003.

Resumo: Abordagem acerca da ética enquanto ciência que analisa o comportamento moral. Amoral é concebida como uma forma de comportamento humano que se encontra em todos os tempos e todas as sociedades, isto é, uma forma específica do comportamento humano, cujos agentes só agem moralmente quando em sociedade. Assim, a moral é objeto de estudo da ética cujo objetivo é explicar, esclarecer ou investigar este tipo de experiência humana. O artigo encerra aproximando a ética da filosofiae demais ciências humanas que teria grande interlocução.

Citações:
“ Por ser a moral uma forma de comportamento humano que se encontra em todos os tempos, em todas as sociedades, partimos do critério de que é preciso considerá-la em toda a sua diversidade, fixando embora a nossa atenção, de maneira especial, em suas manifestações atuais” (p. 9).
“Por conseguinte, este livro pretende abordara moral como uma forma específica de comportamento humano, cujos agentes são os indivíduos concretos, indivíduos, porém, que só agem moralmente quando em sociedae, dado que a moral existe necessariamente para cumprir essa função social” (p. 10)
“ (...) o ato moral exige a sua decisão livre e consciente, assumida por uma convicção interior e não por uma atitude exterior e impessoal” (p. 10).
“Trata-se de estudar o que a moral é em sua essência, como empreendimento individual e social, porque somente assim, com base neste estudo, se podem por em evidência os linearamentos de uma nova moral: aquela que, de acordo com as necessidades e possibilidades de nosso tempo, contribua para aproximar o homem atual de uma moral verdadeiramente humana e universal” (p.10).
“ (...) os indivíduos sedefrontam com a necesidade de pautar o seu comportamento por normas que se julgam mais apropriadas ou mais dignas de ser cumpridas. Estas normas são aceitas intimamente e reconhecidas como obrigatórias: de acordo com elas, os indivíduos compreendem que têm o dever de agir desta ou daquela maneira” (p. 16).
“ (...) o comportamento humano prático-moral, ainda que sujeito a variação de uma época para aoutra de uma sociedade para outra, remonta até as próprias origens do homem como ser social” (p. 17).
“Os homens não só agem moralmente (...), mas também refletem sobre esse comportamento prático e o tomam como objeto de sua reflexão e de seu pensamento. Dá-se assim a passagem do plano da prática moral para o da teoria moral” (p.17).
“O problema do que fazer em cada situação concreta é umproblema prático-moral e não teórico-ético. Ao contrário, definir o que é bom não é um problema moral cuja solução caiba ao indivíduo em cada caso particular, mas um problema geral de caráter teórico, de competência do investigador da moral, ou seja, do ético” (p.17-18).
“O problema da essência do ato moral envia a outro problema importantíssimo: o da responsabilidade. É possível falar em comportamentomoral somente quando o sujeiro que assim se comporta é responsável pelos seus atos, mas isto, por sua vez, envolve o pressuposto de que pôde fazer o que queria fazer, ou seje, de que pôde escolher entre duas ou mais alternativas, e agir de acordo com a decisão tomada.” (p. 18)
“Decidir agir numa situação concreta é um problema prático-moral, mas investigar o modo pelo qual a responsabilidademoral se relaciona com a liberdade e com o determinismo ao qual nossos atos estão sujeitos é um problema teórico, cujo estudo é competência da ética” (p. 18-19).
“(...) a ética revela uma relação entre o comportamento moral e as necessidades e os interesses sociais, ela nos ajudará a situar no devido lugar a moral efetiva, real, de um grupo social que tem a pretensão de que seus princípios e suas...
tracking img