Fichamento sanchez vazquez, adolfo. objeto da ética. in: adolfo sanchez vazquez. ética. rio de janeiro: civ. brasileira, 2003.

1556 palavras 7 páginas
Universidade Federal Fluminense – UFF
Instituto de Arte e Comunicação Social – IACS
Departamento de Ciência da Informação – DCI
Disciplina: Ética e Informação

Fichamento

REFERÊNCIAS: SANCHEZ VAZQUEZ, Adolfo. Objeto da Ética. In: Adolfo Sanchez Vazquez. Ética. Rio de Janeiro: Civ. Brasileira, 2003.

Resumo: Abordagem acerca da ética enquanto ciência que analisa o comportamento moral. A moral é concebida como uma forma de comportamento humano que se encontra em todos os tempos e todas as sociedades, isto é, uma forma específica do comportamento humano, cujos agentes só agem moralmente quando em sociedade. Assim, a moral é objeto de estudo da ética cujo objetivo é explicar, esclarecer ou investigar este tipo de experiência humana. O artigo encerra aproximando a ética da filosofia e demais ciências humanas que teria grande interlocução.

Citações:
“ Por ser a moral uma forma de comportamento humano que se encontra em todos os tempos, em todas as sociedades, partimos do critério de que é preciso considerá-la em toda a sua diversidade, fixando embora a nossa atenção, de maneira especial, em suas manifestações atuais” (p. 9).
“Por conseguinte, este livro pretende abordar a moral como uma forma específica de comportamento humano, cujos agentes são os indivíduos concretos, indivíduos, porém, que só agem moralmente quando em sociedae, dado que a moral existe necessariamente para cumprir essa função social” (p. 10)
“ (...) o ato moral exige a sua decisão livre e consciente, assumida por uma convicção interior e não por uma atitude exterior e impessoal” (p. 10).
“ Trata-se de estudar o que a moral é em sua essência, como empreendimento individual e social, porque somente assim, com base neste estudo, se podem por em evidência os linearamentos de uma nova moral: aquela que, de acordo com as necessidades e possibilidades de nosso tempo, contribua para aproximar o homem atual de uma moral verdadeiramente humana e universal” (p.10).
“ (...) os indivíduos se

Relacionados

  • Fichamento sanchez vazquez, adolfo. objeto da ética. in: adolfo sanchez vazquez. ética. rio de janeiro: civ. brasileira, 2003.
    9728 palavras | 39 páginas
  • Objeto da ética - adolfo sanchez
    964 palavras | 4 páginas