Fichamento/resumo/comentário do texto de Célia Gomes Zaher - "Da bibliografia à Ciência da Informação: Um histórico e uma posição"

1395 palavras 6 páginas
REFERÊNCIA:
ZAHER, Célia; GOMES, Hagar Espanha. Da Bibliografia à Ciência da Informação: um histórico e uma posição. Ci. Inf., Rio de Janeiro, v.1, n.1. pág. 5-7, 1972.

“[...] Necessidades sociais exigiram maior especificidade no tratamento de informação para cuja solução novos tipos de especialistas e novas tecnologias passaram a ser desenvolvidas originando a Ciência da Informação [...]”.(pág. 5).
“ Atividade que floresceu graças à invenção da imprensa a bibliografia teve, desde o início, como um de seus objetivos. o de divulgar o conhecimento acumulado nos livros. [...]”(pág. 5).
“[...] Mas também é evidente que a possibilidade de rápido conhecimento de novas informações para utilização ou desenvolvimento dependia da existência de repertórios organizados de maneira adequada.” (pág. 5).
“[...]a bibliografia foi objeto de preocupação de estudiosos que procuraram aprimorar técnicas e métodos para melhor controlar e divulgar o material bibliográfico existente.” (pág. 5).
Na última década do século XIX, com a Revolução Industrial deflagrada em toda a Europa e nos Estados Unidos, a quantidade de informação registrada já crescia de maneira assustadora e várias tentativas haviam sido feitas no sentido de um levantamento bibliográfico total, universal. (pág. 5).

“[...] Calculava Otlet que, por essa época, um catálogo geral dos artigos publicados e todos os tipos de divulgação disponíveis atingiriam 600.000 entradas num ano. Outro problema era o da internacionalização da produção científica.” (pág. 5).
“[...] os advogados belgas Paul Otlet e Henri La Fontaine, [...] criação de uma biblioteca universal e divulgação, em fichas, segundo uma linguagem de caráter internacional, dos dados bibliográficos relativos a todos os documentos indexados.” (pág. 5).
“A existência de uma biblioteca central visava a resolver o problema de acesso físico. [...] Como consequência dessas preocupações [...]o desenvolvimento de um sistema universal de classificação e a divulgação

Relacionados

  • Da bibliografia à ciência da informação - fichamento
    1023 palavras | 5 páginas