Fichamento:Relações Sociais e Serviço Social no Brasil -Esboço de uma interpretação histórico-metodológica Marilda Iamamoto. Raul de Carvalho, Capítulo IV: Em busca de Atualização.

1936 palavras 8 páginas
Fichamento:Relações Sociais e Serviço Social no Brasil -Esboço de uma interpretação histórico-metodológica Marilda Iamamoto. Raul de Carvalho, Capítulo IV: Em busca de Atualização.

“Atividade recente e portadora do estigma de assistencialismo paternalista e autoritário, o qual se origina do conteúdo de classe da ação profissional na diferença de origem e posição de classe entre agente e paciente será necessário atualizar consta temente um discurso que legitime o Serviço Social perante sua clientela (...). Por outro lado, o Assistente Social, torna premente uma autojustificação para prática desenvolvida.” (IAMAMOTO, 2009, pg.344).
“Um terceiro nível de autojustificação aparece ainda com maior importância. Trata-se de justificar para aqueles setores que constituem a demanda real que viabiliza a instituição, isto é, sua implantação e reprodução, o rendimento das inversões realizadas.” (IAMAMOTO, 2009, pg.344).
“Os Congressos e Seminários aparecem, assim, como acontecimentos extremamente importantes para o desenvolvimento das estratégias de confirmação e autojustificação.” (IAMAMOTO, 2009, pg.344).

1. Os Congressos de Serviço Social na década de 1940.
“O primeiro, nítido caráter de posicionamento político e ideológico da grande maioria dos participantes, se refere aos debates acerca do Serviço Social na indústria (...)”. Prevalece amplamente a posição que afirma o caráter de neutralidade, conciliação entre capital e trabalho, ação educativa e valorização do homem como fundamento do Serviço Social (...). Os dois outros aspectos se referem, respectivamente, ao intercambio interamericano e à formação para o Serviço Social, este último o tema central do Congresso. “(IAMAMOTO, 2009, pg.347)”.

“As preocupações do reduzido meio profissional existente nesse momento se voltam para sem número de frentes. Os debates,assim como as conclusões e recomendações,são organizados segundo seis grandes campos- Serviço Social e família, Serviço Social de menores, Educação

Relacionados

  • FICHAMENTO RELAÇÕES SOCIAIS E SERVIÇO SOCIAL NO BRASIL ESBOÇO DE UMA INTERPRETAÇÃO HISTÓRICO-METODOLÓGICA CAPÍTULO IV- EM BUSCA DE ATUALIZAÇÃO
    854 palavras | 4 páginas
  • APREENSÃO CRÍTICA ACERCA DA NECESSIDADE DO SERVIÇO SOCIAL NO ÂMBITO PREVIDENCIÁRIO
    20052 palavras | 81 páginas
  • serviço social
    77605 palavras | 311 páginas