Fichamento rei lear - william shakespeare

1190 palavras 5 páginas
A obra, Rei Lear, descreve a tragédia de um rei decadente que decide renunciar o reino da Bretanha e transferi-lo a suas filhas, Goneril, Regane e Cordélia, além de pagar dotes aos seus maridos de Goneril e Regane, ambas casadas. A divisão do território do reino seria decidida pela demonstração do amor das filhas, através de declarações ao pai, Rei Lear. Uma das filhas, Cordélia, revolta-se com as declarações falsas de suas outras irmãs:
Meu bondoso senhor, vós me gerastes, educastes e me amastes, pagando eu todos esses benefícios qual fora de justiça: com obediência e amor vos honro sempre extremamente. Por que têm maridos minhas irmãs, se dizem que vos amam sobre todas as coisas? Se algum dia vier a casar, há de seguir o dono do meu dever apenas a metade de meu amor, metade dos cuidados e das obrigações. Certeza é nunca vir a casar-me como a duas manas, para amar a meu pai por esse modo.

O pai decepcionado com a declaração de sua filha mais nova, proclama:

Então vai ser teu dote só a tua veracidade. Pois pela sagrada irradiação do sol, pelos mistérios de Hécate e, assim, da noite, pelas grandes operações dos orbes que nos fazem viver e definhar: desde este instante me desligo dos laços consangüíneos, preocupações de pai e parentesco, passando a te considerar com uma pessoa estranha a mim e a meu afeto, de agora para sempre. O cita bárbaro ou selvagem que faz da prole pábulo para o apetite, há de ser mais vizinho do meu seio, acolhido e consolado, do que tu, que não és já filha minha.

Logo após o Rei Lear pronuncia tão duras palavras a sua filha Cordélia, ele divide seu reino em duas partes para as duas filhas Goneril e Regane e seus maridos, Duques de Albânia e de Cornualha, respectivamente, não atribuindo a Cordélia qualquer benefício da sucessão real. Indignado com o pensamento e palavras do Rei Lear, Conde de Kent, presente no momento da decisão sobre a divisão do reino, se comove com as palavras sinceras de Cordélia e afirma:

Não;

Relacionados

  • fichamento
    1119 palavras | 5 páginas
  • 1
    28275 palavras | 114 páginas
  • Currículo Referencial Linguagens e suas tecnologias
    100214 palavras | 401 páginas