Fichamento rei lear - william shakespeare

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1190 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A obra, Rei Lear, descreve a tragédia de um rei decadente que decide renunciar o reino da Bretanha e transferi-lo a suas filhas, Goneril, Regane e Cordélia, além de pagar dotes aos seus maridos de Goneril e Regane, ambas casadas.
A divisão do território do reino seria decidida pela demonstração do amor das filhas, através de declarações ao pai, Rei Lear.
Uma das filhas, Cordélia, revolta-secom as declarações falsas de suas outras irmãs:
Meu bondoso senhor, vós me gerastes, educastes e me amastes, pagando eu todos esses benefícios qual fora de justiça: com obediência e amor vos honro sempre extremamente. Por que têm maridos minhas irmãs, se dizem que vos amam sobre todas as coisas? Se algum dia vier a casar, há de seguir o dono do meu dever apenas a metade de meu amor, metade doscuidados e das obrigações. Certeza é nunca vir a casar-me como a duas manas, para amar a meu pai por esse modo.

O pai decepcionado com a declaração de sua filha mais nova, proclama:

Então vai ser teu dote só a tua veracidade. Pois pela sagrada irradiação do sol, pelos mistérios de Hécate e, assim, da noite, pelas grandes operações dos orbes que nos fazem viver e definhar: desde este instanteme desligo dos laços consangüíneos, preocupações de pai e parentesco, passando a te considerar com uma pessoa estranha a mim e a meu afeto, de agora para sempre. O cita bárbaro ou selvagem que faz da prole pábulo para o apetite, há de ser mais vizinho do meu seio, acolhido e consolado, do que tu, que não és já filha minha.

Logo após o Rei Lear pronuncia tão duras palavras a sua filha Cordélia,ele divide seu reino em duas partes para as duas filhas Goneril e Regane e seus maridos, Duques de Albânia e de Cornualha, respectivamente, não atribuindo a Cordélia qualquer benefício da sucessão real.
Indignado com o pensamento e palavras do Rei Lear, Conde de Kent, presente no momento da decisão sobre a divisão do reino, se comove com as palavras sinceras de Cordélia e afirma:

Não;dispara-a, embora a farpa o coração me atinja. Descortês será Kent, se é louco Lear. Que estás fazendo, velho? Acaso pensas que o dever tenha medo de falar, quando o poder se abaixa até à lisonja? A honra obriga à franqueza, quando tomba na loucura, assim tanto, a majestade. Anula o teu decreto, e recorrendo aos teus mais ponderesos argumentos, reprime logo essa medonha pressa. Minha vida em penhor do quete afirmo; afeição inferior não te dedica tua terceira filha, nem tampouco sentirão menos as pessoas cuja voz grave não ressoa no vazio.

O Conde Kent então acaba exilado após interceder em favor da jovem Cordélia.
Contudo, o Rei francês, admirador da beleza de Cordélia, decide casar-se com ela, mesmo sem receber qualquer dote.
Apesar de distribuir suas terras entre suas duas filhas, ReiLear ainda mantém o título de monarca, bem como reserva cem empregados para si e decide viver, alternadamente, na casa de suas filhas. As filhas mais velhas ficam então temerosas com a força de seu pai e decidem se unir contra ele com receio de não poderem exercer os poderes sobre as terras que receberam.
Rei Lear começa a morar, primeiramente, na casa de Goneril, a qual, de imediato despedecinqüenta empregados de seu pai e lhe ordena ao seu servo Osvaldo:

Mostrai a negligência que quiserdes, vós e os outros da casa, pois desejo que me venha falar a esse respeito. Se não gostar, então que se transfira para a casa da mana, cujo modo de pensar, estou certa, está de acordo com o meu, em não querer ser governada. Velho caduco, a pretender o mando sobre o que já doou! Por minha vida, osvelhos tontos são de novo crianças; com ralhos, só, precisam ser tratados. Lembrai-vos do que eu disse.

Após receber tratamento desrespeitoso ordenado por Generil, Rei Lear muda-se para o castelo do Conde de Gloster, para ficar com sua filha Regane.
Trabalhando em conjunto com sua irmã inicia, Regane, também, um temerário tratamento ao seu pai, afirmando, inicialmente, que todas as ações de...
tracking img