Fichamento rcnei volume 3

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1356 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Fichamento do Livro: O SABER HISTÓRICO NA SALA DE AULA
Alunas: Augusta Gujev
Curso: Pedagogia – Disciplina Didática da História da Educação Infantil
Professora: Maria Auxiliadora Dos Santos Souza

Ficha Bibliográfica
O SABER HISTÓRICO NA SALA DE AULA
Autora: CIRCE MARIA F. BITTENCOURT,
8ª. Edição
Editora: São Paulo – contexto
2003. 175p.
A preservação do patrimônio cultural hoje évista como uma questão de cidadania, por ser direito de todos e por reforçar a identidade cultural num momento em que, paulatinamente, estes elementos estão sendo esquecidos por conta dos avanços tecnológicos e das mudanças na organização sociocultural advindas tanto pelos veículos de comunicação em massa quanto pela globalização econômica, que vão sutilmente inserindo novos padrões de consumo ede comportamento.
Na trajetória da política preservacionista do país prevaleceu certa valorização de bens arquitetônicos, os chamados “de pedra e cal”, como também obras de arte e da cultura representativos dos símbolos do poder constituído. Neste contexto, podemos entender as razões das constantes depredações e violações ao patrimônio histórico: a sociedade não se reconhece nos ícones, símbolos enos monumentos que foram preservados por uma ação governamental e, em contrapartida, não se sente responsável pela preservação de uma memória que não lhe diz respeito, até mesmo porque essa população não foi consultada acerca do que se deve preservar ou não. Segundo Oriá (2005), a identidade de um país, estado ou cidade se faz com memória individual e coletiva. Somente quando a sociedade resolvepreservar e divulgar seus bens culturais é que se inicia o processo de construção de seu ethos cultural e de sua cidadania. No contexto desta cidadania está inserido o direito à memória. Mas o que isto significa
Significa que todos devem ter acesso aos bens materiais e imateriais que representem o seu passado, suas tradições, a sua história. Os bens preservados não representam a nostalgiacentrada apenas no sentimento de perda, mas representativos, da elaboração do passado como experiência coletiva de formação da cultura e da sociedade e como formador de identidades.
O desafio na pratica de sala de aula é que a educação histórica, hoje deve levar os educando a adquirir capacidade de analisar, inferir e interpretar acerca da sociedade atual, olhar pra si e ao redor com olhos históricos,resgatando o conjunto de lutas, anseios, frustrações, sonhos e a vida cotidiana de cada um, no presente e no passado.

PATRIMÔNIO HISTÓRICO, CIDADANIA E IDENTIDADE CULTURAL: O DIREITO A MEMÓRIA. CITAÇÕES
Neste capítulo aborda-se a preservação do patrimônio histórico como uma questão de cidadania.
A autora observa no passado a depredação e violações dos patrimônios históricos, por parte daprópria população, ocorria porque ela, não se vê nos monumentos que foram preservados por uma ação estatal, não se identificando com um passado remoto e, com a memória que não lhe diz respeito. “... ela não se sente coresponsável pela preservação de seus bens culturais, na medida em que ela não foi consultada acerca doo que deve ser preservado ou não.” (pag.138).
“... A identidade cultural de umpaís, estado, cidade ou comunidade se faz com a memória individual e coletiva. (...) nesta perspectiva, o patrimônio histórico cultural se reveste de grande importância, para o país por lidar com o substrato da memória, que por sua vez, constitui elemento essencial para a construção da cidadania cultural.” Pag. 138.
• A memória é um elemento essencial do que se costuma chamar identidade, individualou coletiva, cuja busca é uma das atividades fundamentais dos indivíduos e das sociedades de hoje, na febre e na angústia. JACQUES LE GOFF pag.137.
• “... a preservação do patrimônio histórico deve pautar-se no binômio indissociável identidade cultural e qualidade de vida (MAGALDI, p. 23). pag. 139

• O individuo privado do uso desse direito é um indivíduo condenado a amnésia social e a...
tracking img