Fichamento Raquel Rolnick

963 palavras 4 páginas
Fichamento -Raquel Rolnick
O proletariado virtual
Bairros como Brás, Mooca, Água Branca, Lapa etc. cresceram marcados por uma paisagem de fabriquetas, casebres, vilas e cortiços. Por se encontrarem perto das linhas ferroviárias e pelo seu baixo preço devido aos terrenos insalubres, desenvolveu-se um parque industrial paulistano.
A maior parte destes estabelecimentos eram pequenos e a condição do emprego de fábrica regular e assalariado era baixo.
A política imigrantista da burguesia cafeeira favoreceu o crescimento da população desempregada. Fora isso a crise financeira da Primeira Republica atingiu a produção fabril, fechando alguns estabelecimentos e consequentemente, diminuindo o emprego. Tal fato ocasiona a persistência de salários baixos, a necessidade de toda a família compor rende e a proliferação de trabalhos por conta própria.
A maior parte das famílias imigrantes pobres, a rua e o espaço doméstico eram lugares de produção. Nos fins do séc. XIX e começo do séc. XX observa-se a predominância de pequenas ocupações autônomas e do trabalho informal. Setores incluídos na chamada economia invisível, oculta, submersa, paralela, não oficial.
Assim, nos fundos de quintais funcionavam alfaiatarias, ateliês de pintura, marcenarias etc. Eram negócios tocados pelo próprio dono e auxiliados pelo grupo familiar. Esse empreendimento familiar definia uma multifuncionalidade no espaço da casa e do quintal. A mulher sempre complementava a renda com a produção de doces e quitutes caseiros, ou costurando, isso quando não saiam para trabalhar como faxineira nas casas burguesas.
Outra estratégia para aumentar a renda era o aluguel de casas ou cômodos.
O espaço não regulado como renda: nasce o subúrbio popular
Bairros como Bom Retiro, Lapa e Brás, que se transformaram em subúrbios populares, eram constituídos por chácaras. A partir do loteamento delas, constituiu-se pequenos núcleos urbanos que se ligavam ao centro da cidade, atravessando grandes vazios.
O Brás era uma

Relacionados