Fichamento quintaneiro, tania; barbosa, maria ligia de oliveira; oliveira, márcia gardênia de. um toque de clássicos: marx, durkheim e weber. 2. ed. rev. e ampl. belo horizonte: editora ufmg, 2003.

2599 palavras 11 páginas
FACULDADE SUMARÉ
CURSO DE GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA
SOCIOLOGIA

Nome: Isabela Rizzo Turma NM

Fichamento
QUINTANEIRO, Tania; BARBOSA, Maria Ligia de Oliveira; OLIVEIRA, Márcia Gardênia de. Um Toque de Clássicos: Marx, Durkheim e Weber. 2. ed. rev. e ampl. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2003.

Palavras-Chaves
Sociologia, Teorias Sociais e Transformações Sociais.

Introdução

A reflexão sobre as origens e a natureza da vida social é quase tão antiga quanto à própria humanidade, mas a Sociologia, como um campo delimitado do saber científico, só emerge em meados do século XIX na Europa.

O surgimento da Sociologia se deu a partir do advento de correntes de pensamento como o racionalismo, o empirismo e o iluminismo e das transformações econômicas e sociais ocorridas principalmente a partir do século XVI, marcadas pela instabilidade e diversas crises que marcaram a Europa neste período. Sob este caótico panorama, a Sociologia nasceu como um norteador para tentar explicar e responder aos questionamentos da sociedade.

Mudanças resultantes da Industrialização

As grandes transformações sociais acontecem de maneira quase que imperceptíveis para aqueles que nelas estão inseridos, e consequentemente, as transformações sociais resultantes do processo de industrialização são fruto de um processo lento iniciado na Renascença e que através de mudanças na organização política e jurídica, nos modos de produção e comercialização, propiciaram que um efeito multiplicador e geravam conflitos ideológicos e políticos.

A nova forma de produção capitalista trouxe mudanças profundas em todos os campos da sociedade europeia, tanto material quanto nos princípios morais, religiosos e nas crenças que sustentavam o regime feudal. Estas transformações atingiram também a estrutura de classes e a organização estatal, enfraquecendo os estamentos tradicionais - aristocracia e campesinato - e das instituições

Relacionados

  • Fichamento Karl Marx
    2284 palavras | 10 páginas
  • Contabilidade
    27097 palavras | 109 páginas
  • gestao social nas politicas publicas
    61668 palavras | 247 páginas