FICHAMENTO PROCESSOS DE MELHORIA CONTÍNUA

1082 palavras 5 páginas
FACULDADE TERRA NORDESTE
CURSO DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO

FICHAMENTO
PROCESSOS DE MELHORIA CONTÍNUA

LÍVIA MAÍRA RODRIGUES LIMA

CAUCAIA – CE
2014

1. INTODUÇÃO

Três dos programas de qualidade mais difundidos nas organizações de hoje são:
• 5S, que se baseia em cinco passos aparentemente muito simples para embasar o desenvolvimento da qualidade. São eles: organização, arrumação, limpeza, manutenção e disciplina.
• Kaizen, não é exatamente um programa, mas uma filosofia de qualidade que busca o aprimoramento continuo de processos e produtos. É uma atitude de busca constante da qualidade.
• Seis Sigma, programa desenvolvido pela Motorola e amplamente utilizados por grandes empresas no mundo todo, que busca reduzir a variabilidade dos processos e chegar quase ao defeito zero.

2. 5S

O nome 5S dá-se pelas cinco palavras que resumem o programa, são elas: seiri, seiton, seiso, seiketsu e shitsuke. O 5S é um programa, ou um conjunto de ferramentas, usado para promover a qualidade nas organizações. Nasceu no Japão pós-guerra e possui forte identificação com a cultura nipônica de ordem e limpeza. Trata-se de cinco passos que visam, antes de tudo, manter a ordem e a limpeza nos locais de trabalho, pois os japoneses acreditam que um ambiente com essas características propicie o aumento da produtividade e a melhoria da qualidade. Trata-se de uma mudança comportamental profunda, que envolve todas as pessoas da empresa. As mudanças começam nas pequenas tarefas, como limpar e organizar os objetos, e reflete-se em âmbitos maiores, como limpar e priorizar processos de trabalho, tirando deles o que não é necessário, otimizando o tempo e aumentando a eficiência de todos.

2.1 SEIRI

A palavra seiri é traduzida por vezes como “senso de utilização, há quem a defina simplesmente como “organização”. Todavia o que vale é o conceito, e esse é de separar o necessário

Relacionados