Fichamento prestes motta

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1355 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
MOTTA, Fernando Cláudio Prestes. Organização nascente, pré-capitalismo e manufatura. Revista de Administração de Empresas, Rio de Janeiro, p. 19-30, out/dez. 1986.

A maior parte dos Estados contemporâneos possui a característica de uma ordem política de tipo semelhante, sendo nitidamente burocrática, ainda que grandes distinções possam ser notadas na base moral, legal e material de suaautoridade, assim sendo como na eficiência no controle, na responsabilidade e na função de ação governamental.

“Em seu sentido contemporâneo, a burocracia fundamenta-se em regras de caráter geral, impessoal e altamente abrangente, expressando-se numa forma de conduta organizada segundo rotinas preestabelecidas, à qual repugna o novo, o inesperado” (p. 19).

Em sua abordagem Motta afirma que nãohá existência de um país em que a burocracia estatal não tenha incorporado um aspecto semelhante ao de uma organização de grande porte. Ainda segundo sua afirmação: “(...) chega-se próximo ao preciosismo, quando se tentam estabelecer diferenças de essência entre a burocracia estatal e a burocracia dos grandes grupos econômicos” (p. 19).

De certo modo para que essas afirmações possam fazersentido deve-se haver uma compreensão extremante profunda do fenômeno burocrático.

“(...) a essência do fenômeno burocrático, que inclui a intransigência e o conservadorismo (...) é a mesma em qualquer dos sistemas políticos das classificações usualmente feitas” (p. 20).

Motta leva em consideração as colocações de Claude Lefort, em relação à burocracia, segundo o autor existem dois aspectos deLefort que devem ter destaques; o primeiro é na questão da atividade social e o segundo refere-se ao desenvolvimento da burocracia.

Em relação ao surgimento do fenômeno burocrático no Ocidente, o autor destaca a relativa juventude deste fenômeno, já que suas origens prendem-se aos últimos tempos do feudalismo.

Ao citar o fenômeno burocrático na época do feudalismo o autor apresenta umadistinção referente à burocracia contemporânea, onde ele afirma que não havia a necessidade do individuo de justificar sua função e também a ação em noções sociais, porque ele não existia para servir a sociedade, mas sim um soberano.

Com o surgimento do absolutismo passa a existe uma fase onde os administradores profissionais começam a substituir as gestões dos negócios do Estado. Sendo assimesses administradores passam a ganhar mais autoridade, riqueza e posição social, surgindo assim uma nova elite.

“Os burocratas do absolutismo estavam destinados não apenas a enriquecer reis, príncipes e cardeais, mas a construir impérios, a criar grandes e poderosos exércitos e a aperfeiçoar a administração fiscal” (p. 20).

No sistema Francês refere-se a um sistema onde o poderadministrativo é regido em seu exercício pela lei que toma como base um modelo fisiológico, pois segundo este modelo, como o cérebro humano comanda o organismo, o poder central administra o Estado – nação.

Para Marx o Estado deveria representar o interesse geral. Porém para o autor isto não ocorria de fato, pois “(...) a burocracia se apresentava ela própria como uma corporação, ou seja, como uma sociedadeparticular e fechada no centro do Estado. Dessa forma, longe de representar uma ponte entre os interesses particulares e interesse geral, a burocracia servia a seus próprios interesses, isto é, agia como uma corporação que se defendia em oposição às demais corporações” (p. 21).

De certa forma Motta deixa claro que a burocracia é sempre incompetente, já que no circuito fechado vive para seprópria. Sendo que a competência da burocracia necessita ser vista como capacidade de manutenção e expansão enquanto sistema de poder.

“A burocracia é essencialmente competitiva e por esta razão sua ética conforma-se ao espírito capitalista. Como sistema de poder, a burocracia não significa o mesmo poder para todos os burocratas. É preciso conformar-se aos seus símbolos rituais para galgar os...
tracking img