Fichamento pedagogia da autonomai

2993 palavras 12 páginas
UNISAM – FACULDADE NORTE CAPIXABA DE SÃO MATEUS
PESQUISA E PRÁTICA PEDAGÓGICA I

HELMO MOREIRA

PEDAGOGIA DA AUTONOMIA: SABERES NECESSÁRIOS À PRÁTICA EDUCATIVA

SÃO MATEUS–ES
2013/1
HELMO MOREIRA

PEDAGOGIA DA AUTONOMIA: SABERES NECESSÁRIOS À PRÁTICA EDUCATIVA

Trabalho acadêmico realizado para obtenção de nota do 1º período de pedagogia da Faculdade Norte Capixaba – UNISAM da disciplina Pesquisa e Prática Pedagógica I sob orientação da professora Rosana de Fátima Izidoro Duarte

SÃO MATEUS – ES
2013/1

Helmo Moreira
Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa, Paulo Freire – São Paulo: Paz e Terra, 1996 (Coleção Leitura).
São Mateus, 09 de abril de 2013
Disciplina: Pesquisa e Prática Pedagógica I

“A reflexão crítica sobre a prática se torna uma exigência da relação Teoria/Prática sem a qual a teoria pode ir virando blábláblá e a prática, ativismo”. (p. 22)
... “ensinar não se esgota no “tratamento” do objeto ou do conteúdo, mas se alonga à procura das condições em que aprender criticamente é possível”. (p. 26)
“Percebe-se, assim, a importância do papel do educador, o mérito da paz com que viva a certeza de que faz parte de sua tarefa docente não apenas ensinar os conteúdos mas também ensinar a pensar certo”. (p. 26 e 27)
“Enquanto ensino continuo buscando, reprocurando. Ensino porque busco, porque indaguei, porque indago. Pesquiso para constatar, constatando, intervenho, intervindo educo e me educo”. (p. 29)
“Por que não discutir com os alunos a realidade concreta a que se deva associar a disciplina cujo conteúdo se ensina, a realidade agressiva em que a violência é a constante e a convivência das pessoas é muito maior com a morte do que com a vida?” (p. 30)
... “a curiosidade ingênua que, “desarma”, está associada ao saber do senso comum, é a mesma curiosidade que, criticizando-se, aproxima-se de forma cada vez mais metodicamente rigorosa do objeto cognoscível, se

Relacionados

  • docencia universitaria
    22524 palavras | 91 páginas