Fichamento palestra marco aurelio sobre hidegger

1193 palavras 5 páginas
Julius Mack dos Santos Garcia
Bacharel. Dança. Segundo período.

O Professor Marco Aurélio Werle, professor de Filosofia da USP fala um pouco sobre um filósofo: Martin Heidegger

Filosofo que viveu grande parte do século XX. Nasceu em 1889 e morreu em 1976. Projetou se no mundo filosófico com sua obra principal “Ser e tempo”. Para entendê-lo é importante se situar no pensamento intelectual daquele momento. A atmosfera dessa época era uma crise da razão. Os discursos humanistas que alicerçavam a sociedade ocidental entraram em conflitos. Não é toa que surgiam filosofias como a do Nietzsche e Marx: Nietzsche: foi um crítico radical da cultura ocidental, crítico da moral dos valores. Segundo ele os valores bem e mal impediram o homem ao acesso à existência e que a repressão do corpo foi conseqüência dessa cultura moralista ocidental. Marx: O seu Materialismo vai se opor a toda forma de ideologia. A cultura ocidental não consegue mais regular o mundo como até então ela sempre conseguia através da religião e dos valores. Nietzsche em Zaratustra coloca a questão que Deus morreu. Idéia de que a Religião cristã não dá mais conta como antes.
A ciência que cada vez mais ganha espaço como interprete das verdades dos homens, inclusive regulando- os em suas ações e pensamentos.
3 linhas de pensamentos do século XX:
- Marx: Desemboca na escola de Frankfurt, linha de pensamento que enfatiza a questão social, como uma questão fundamental para o homem e para o saber.
Questão das massas: surgem às grandes cidades, pobreza: conseqüência quando se tem muita gente. Reflexão sobre o capital. O homem é determinado pelas questões econômicas, inclusive nos dias atuais.
- Positivismo: vertente cientifica. Filosofia que pega o gancho da ciência e diz que é isso mesmo, o importante é que a ciência determina o mundo. ... Afinal de contas a ciência nos trouxe o avião, automóvel, nos trouxe esse bem estar. Então é um pensamento plausível. Não tem como

Relacionados