Fichamento outsiders

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1418 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Autor: Howard S. Becker
Titulo do texto: Outsiders
Capitulo do livro: Outsiders – Estudos de sociologia do desvio
Editora: Jorge Zahar Editor – Rio de Janeiro
Resumo do Texto:

“Regras sociais definem situações e tipos de comportamento a elas apropriados, especificando algumas ações como “certas” e proibindo outras como “erradas”. Quando uma regra é imposta, a pessoa que presumivelmente ainfringiu pode ser vista como um tipo especial, alguém de quem não se espera viver de acordo com as regras estipuladas pelo grupo. Essa pessoa é encarada como um outsider. Mas a pessoa assim rotulada pode ter uma opinião diferente sobre a questão. Pode não aceitar a regra pela qual esta sendo julgada e pode não encarar aqueles que a julgam como competentes ou legitimamente autorizados a fazê-lo.Por conseguinte, emerge um segundo significado do tremo: aquele que infringiu as regras pode pensar que seus juízes são outsiders.
Há um grande numero de regras, elas podem ser formalmente promulgadas na forma de lei, ou representar acordos informais. Vamos abordar, sobretudo, o que podemos chamar de regras operantes efetivas de grupos, aquelas mantidas vivas por meio de tentativas de imposição.Alguns que violam as regras não pensam que foram injustamente julgados. Quem comete uma infração no transito geralmente aprova a própria regra que infringiu. Alcoólatras são muitas vezes ambivalentes, por vezes sentem que aqueles que o julgam não os compreendem, outras vezes acordando que a bebida em excesso é maléfica. No extremo, alguns desviantes (homossexuais e viciados em drogas são bonsexemplos) desenvolvem ideologias completas para explicar por que estão certos e porque os que desaprovam e punem estão errados.
Definições de desvios
Outsider – aquele que se desvia das regras de grupo. Observa-se com facilidade que diferentes grupos consideram diferentes coisas desviantes. Isso deveria nos alertar para a possibilidade de que a pessoa que faz o julgamento de desvio e processo peloqual se chega o julgamento e á situação em que ele é feito possam todos estar intimamente envolvidos no fenômeno.
A concepção mais simples de desvio é essencialmente estatística, definindo como desviante tudo que varia excessivamente em relação à média. Ao analisar os resultados de um experimento agrícola, um estatístico descreve um PE de milho excepcionalmente alto e o pé excepcionalmente baixocomo desvios da media.
De maneira semelhante, podemos descrever como desvio qualquer coisa que difere do que é mais comum. Nessa concepção ser canhoto ou ruivo é desviante, porque a maioria das pessoas é destra ou morena.
Uma concepção menos simples, mas muito mais comum de desvio o identifica como algo essencialmente patológico, revelando a presença de uma “doença”. Essa concepção repousa,obviamente, sobre uma analogia médica. Quando está funcionando de modo eficiente, sem experimentar nenhum desconforto, o organismo humano é considerado “saudável”. Quando não funciona com eficiência, há doença.
Alguns sociólogos usam um modelo de desvio baseado essencialmente nas noções médicas de saúde e doença. Consideram a sociedade, ou uma parte de uma sociedade, e perguntam se há nela processosem curso que tendam a diminuir sua estabilidade, reduzindo assim suas chances de sobrevivência. Rotulam esses processos de desviantes, ou os identificam como sintomas de desorganização social. Discriminam entre aquelas traços da sociedade que promovem a estabilidade (e,portanto, são “funcionais”) e aquelas que rompem a estabilidade (e, portanto, são “disfuncionais”). Essa concepção tem a grandevirtude de apontar para áreas de possíveis perturbação numa sociedade de que as pessoas podem não estar cientes.
Desvios e as reações dos outros
Aqueles que quebraram uma regra constituam uma categoria homogênea, porque cometeram o mesmo ato desviante. Tal suposição, me parece, ignora o fato central em relação ao desvio: ele é criado pela sociedade. Não quero dizer com isto o que se compreende...
tracking img