Fichamento - os brasileiros (darcy ribeiro)

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1557 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE SETE DE SETEMBRO
CURSO DE DIREITO

FICHAMENTO DE ANTROPOLOGIA JURÍDICA
CULTURA E ALIENAÇÃO E CRIATIVIDADE CULTURAL, DE DARCY RIBEIRO.

ALESSANDRA FOGOLIM RODRIGUES
PROFESSOR: TIAGO THEMUDO

FORTALEZA
MARÇO DE 2013

Os Brasileiros (I – Teoria do Brasil) (págs. 127 - 132)
IV - Cultura e Alienação.
“Cultura é a herança social de uma comunidade humana, representada peloacervo co-participado de modos padronizados de adaptação à natureza para o provimento da subsistência, de normas e instituições reguladoras das relações sociais e de corpos do saber, de valores e de crenças com que seus membros explicam sua experiência, exprimem sua criatividade artística e a motivam para a ação. Assim concebida, a cultura é uma ordem particular de fenômenos que tem comocaracterístico de sua natureza de réplica conceitual da realidade, transmissível simbolicamente de geração a geração. Na forma de uma tradição que provê modos de existência, formas de organização e meios de expressão a uma comunidade humana.” (p. 127)
De acordo com o trecho acima a autor define o que é cultura, o acervo co-participado de modos de adaptação da natureza, de normas e instituições que regulamas relações e de corpos do saber, que posteriormente são dispostas em três ordens de componentes fundamentais:
- Sistema adaptativo: Adaptação de ações sobre o ambiente de maneira que estas garantam o provimento da sociedade (Ex. O arado, que na Idade Média revolucionou a agricultura e consequentemente aumentou a produção de gêneros alimentícios).
- Sistema associativo: Normas e instituições queregulam as interações humanas (Ex. O próprio Direito).
- Sistema ideológico: Conjunto de idéias, nas quais os indivíduos compreendem a própria realidade e as utilizam para justificar ou questionar a ordem social (Ex. Igreja).
Além da característica de transmissão da cultura, que é replicada, transmitida através das gerações por meio de símbolos.
“Mediante a integração nesses corpos de tradiçãoé que os homens se humanizam, ao mesmo tempo em que se incorporam a uma determinada entidade étnica, ao aprenderem sua língua, ao se habilitarem a fazer coisas de acordo com as técnicas que ele domina, a comportar-se segundo as normas nela consagradas e, finalmente, a viver de acordo com seus usos e costumes. (...)
Nesse sentido, qualquer sociedade possui uma cultura, desde as de nível tribalaté as sociedades nacionais modernas.“ (p. 127)
Porém, a cultura não é uniforme, pois enquanto nas sociedades nacionais modernas há um vasto patrimônio e grande complexidade, nas sociedades tribais há um aparato singelo e que pode ser assimilado e descrito facilmente.
Naquela ainda, devido aos variados grupos de convívio divide-se em áreas ecológico-culturais na qual as diferentes camadas sociais‘adaptam a própria cultura’, como as classes sociais, ou as esferas culturais, divididas em cultura popular e cultura erudita.
“A cultura assim definida,..., é um conjunto de fatos diretamente perceptíveis ou inferíveis pelo estudo dos produtos materiais da ação humana conformados segundo padrões estandardizados; pela observação das formas recorrentes de conduta vividas de acordo com normasprescritas; e pela análise das manifestações de valores, crenças e explicações veiculadas através de sistemas simbólicos de comunicação.” (p.128)
Formas de expressões culturais e a percepção de acordo com as ciências:
- Material, para a Arqueologia por meio de artefatos;
-Simbólica, para a História por meio de registros;
-Presencial, para a Etnologia que conta com as outras manifestações.
Associedades ainda existentes preenchem requisitos necessários à sobrevivência, pois sua cultura sofreu um processo de adaptação do seu conteúdo para manter-se equilibrada entre as condições de existência e a reprodução do seu modo de vida através do tempo.
“Um dos fatores fundamentais da mudança cultural é a criatividade cultural através de movimentos sociais revolucionários que ensejam o...
tracking img