Fichamento novas geopoliticas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1998 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA-UNEB
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO - CAMPUS X
CURSO LICENCIATURA EM GEOGRAFIA- PROES DOCENTE: ERIVELTON
DISCENTE: ALZIRA MARIA BRAGA SANTOS






















NOVAS GEOPOLÍTICAS






























TEIXEIRA DE FREITAS
2010NOVAS GEOPOLÍTICAS
























Fichamento apresentado à Disciplina de Geografia política do professor Erivelton, como requisito para obtenção de nota
























TEIXEIRA DE FREITAS
2010


|VESENTINI, José William. Novas Geopolíticas. São Paulo: Editora|
|Contexto, 2008.2ªReimpressão (p.15-52) |




1.0 AS GEOPOLITICAS CLÁSSICAS E SUA CRISE


1.1 O ADVENTO DA GEOPOLITICA
1.1.1Nasce geopolítica com Rudolf Kjellén na edição de “As grandes potências’’em 1905.
“Suapreocupação fundamental nessas obras era com o poderio mundial e ele definiu a geopolítica como a ciência que estuda o Estado como organismo geográfico”.
‘Ele também procurou enfatizar o lugar da geopolítica como interseção entre a ciência política, a geografia política, a estratégia militar e a teoria jurídica do Estado”.
‘”A geopolítica logo se expandiu, tendo encontrado no cenáriomundial da primeira metade do século XX um solo fértil para crescer”.(P.15)
1.2 MAHAN E O PODERIO NAVAL
1.2.1Foi o nome mais conhecido da estratégia naval, sua obra mais conhecida foi ‘’A influência do poder marinho sobre a história de 1890.
“A chave para hegemonia mundial, segundo Mahan, estaria no controle das rotas marítimas, essas veias por onde circulam os fluxos do comerciointernacional”. (p.17)
Pensava essencialmente no fortalecimento dos Estados Unidos, que emergia como uma das grandes potências mundiais a partir do enfraquecimento relativo da Inglaterra, tendo o controle dos mares diante das trocas econômicas internacionais seria o grande objetivo da estratégia norte-americana.
Segundo Raymond Aron, “como uma importante idéia de Mahan tornou-serealidade: a construção do canal do Panamá, unindo os oceanos Atlântico e Pacífico, concluída coincidentemente no ano de sua morte, 1914”. (p.18)
1.3 A VISÃO ESTRATESGICA DE MACKINDER
1.3.1 “Halford J. Mackinder foi considerado o grande teórico da geopolítica clássica, com sua teoria teve na geoestratégia a chave para hegemonia mundial”.
“Criou conceitos que foram reproduzidosou praticamente todos os demais geopolíticos e se tornaram clássicos: pivot area, world island, anel insular, anel interior e heartland”.(p.18)
Para o autor, “Quem controla a heartland [‘terra-coração’] domina a pivot área e quem domina a pivot área controla a ‘ilha mundial”, e quem controla a ‘ilha mundial’ domina o mundo”.(p.19)
“Esse raciocínio fundamenta-se no que Aron chamou de“esquematização geográfica”, que consiste em tentar compreender a história, notadamente as guerras e os conflitos entre os povos, a partir de características territoriais. (p.20)
1.4 HAUSHOFER E A EXPANSÃO DA GEOPOLITICA
1.4.1 ‘’[Revista de Geopolítica], publicada na Alemanha de 1924 até 1944 e por ele chefiada, que tornaram a geopolítica famosa e, inclusive, definiram os seus“clássicos”. (p.20)
“Cabe lembrar que até aqui na America do Sul certos pensadores notadamente militares, reproduziram ou adaptavam inúmeras idéias divulgadas por essa revista. Fazendo eco à ideologia nacional socialista em especial a partir de 1931”.
“A Revista de Geopolítica abordava temas como o ‘’espaço vital” para Alemanha (isto é, a “necessidade de novos territórios” para a nação...
tracking img