Fichamento noberto bobbio – teoria geral da política

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1139 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS
POLÍTICA I
PROFESSOR ISRAEL
MARIA HORTÊNCIA PINHEIRO DO NASCIMENTO

FICHAMENTO

NOBERTO BOBBIO – TEORIA GERAL DA POLÍTICA

1 – “O Conceito de Política – (p.159)”

1.1 “O significado clássico e moderno de política. (p.159)”.

“Derivado de adjetivo de polis (politikós) significando tudo aquilo que se refereà cidade, e portando ao cidadão, civil, público e também sociável e social, o termo “política” foi transmitido por influencia da grande obra de Aristóteles, intitulada Política, que deve ser considerada o primeiro tratado sobre a natureza, as funções, as divisões do Estado, e sobre as várias formas de governo, isto é, de reflexão, não importa se com intenções meramente descritivas ou tambémprescritivas (mas os dois aspectos são de difícil distinção), sobre as coisas da cidade. (p.159)”.

“Na era moderna, o termo perdeu o seu significado original, tendo sido paulatinamente substituído por outras expressões tais como “ciência do Estado”, “doutrina do estado”, “ciência política”, “filosofia política” etc., para enfim ser habitualmente empregado para indicar a atividade ou o conjunto deatividades que têm de algum modo, como termo de referência, á polis, isto é, o Estado. (p.160)”.

“...a polis ora é o sujeito, donde pertencem à esfera da política atos como o de comandar ou de (proibir) algo, com efeitos vinculantes para todos os membros de um determinado grupo social, o exercício de um domínio exclusivo sobre um determinado grupo social, o exercício de um domínio exclusivo sobreum determinado território , o de legislar com normas válidas ergaomnes, o de extrair e distribuir recursos de um setor para o outro da sociedade e assim por diante; ora objeto, donde pertencem à esfera da política ações tais como conquistar, manter, defender, ampliar, reforçar, abater, derrubar o poder estatal etc. (p.160)”.

1.2 “A tipologia clássica das formas de poder – (p.160)”.

“Oconceito de política, entendida como forma de atividade ou práxis humana, está estreitamente ligado ao conceito de poder. O poder foi definido tradicionalmente como “consistente nos meios para se obter alguma vantagem” (Hobbes)¹ ou, de modo análogo, como “o conjunto do meios que permitem conseguir os efeitos desejados” (Russell). ²Sendo um desses meios o domínio sobre os outros nomes (além dodomínio sobre a natureza), o poder é definido ora com uma relação entre dois sujeitos, na qual um impõe ao outro a própria vontade, determinando o seu, malgrado o comportamento: mas como o domínio sobre os homens não é geralmente fim em si mesmo, mas meio de se obter “alguma vantagem”, ou, mais exatamente “os efeitos desejados”, de modo não distinto sobre a natureza , a definição do poder como a possedos meios (dos quais os principais são o domínio sobre a natureza) que permitem obter, exatamente, “alguma vantagem”, ou os “efeitos desejados”. O poder político pertence a categoria do poder de um homem sobre outro homem (não o poder de homem sobre a natureza). (p.161).”

“Na tradição clássica, que remonta especificamente Aristóteles, eram consideradas, sobretudo três formas poder: o poderpaterno, o poder despótico e o poder político. (p.161).”
“...vislumbra-se uma distinção com base no interesse daquele em favor do qual é exercido o poder: o poder paterno é exercido no interesse dos filhos, o despótico, no interesse do senhor, o político, no interesse de quem governa e de quem é governado (contudo, somente nas formas corretas de governo uma vez que as formas corruptas sãodiferenciadas por sua vez exatamente exercido no interesse do governante) (p.161).”
“... o fundamento do poder paterno é a natureza, do despótico o castigo por um delito cometido (a única hipótese neste caso é aquela do prisioneiro de guerra que perdeu uma guerra injusta), do poder civil, o consenso (p.161).”
“De fato, que o poder político se caracterize, em comparação com o paterno e o despótico,...
tracking img