Fichamento Nise da Silveira

1228 palavras 5 páginas
SILVEIRA, Nise. O Mundo das Imagens – Editora Ática, SP, 1992.

FICHAMENTO
Capítulo 1: “Crise e Tentativas de Mutação na Psiquiatria Atual

“É impressionante a persistência da influência de Descartes, dominante desde o século XVII, no que se refere ao conceito das relações corpo-psique sobre a medicina cientifica, ” que via o corpo como uma máquina complexa, onde as doenças eram resultado do mau funcionamento dos mecanismos dessa máquina, cuja função médica era consertar o organismo por meios químicos e físicos. Desse modelo também se serviu a psiquiatria, especialidade que surgiu para curar a loucura, doença que não encontravam causa orgânica e mesmo assim, buscavam no organismo o porquê do adoecer mental ao invés de busca-las nas dimensões psicológicas. ( p. 11)
Partindo desse modelo alguns Tratamentos foram criados como o choque hipoglicêmico ou coma insulínico, modelo de Sekel, que para ser eficaz precisava de pelo menos de 30 a 40 hora de coma; o eletrochoque, criado em 1928 por Ugo Cerletti que provocava convulsões. “Tanto o coma insulínico quanto o eletrochoque provocam profunda regressão fisiológica e psicológica, apagando naqueles que são submetidos a esse tipo de tratamento as funções psíquicas superiores. ” (p.11)
“Depois de inúmeras suplicas anônimas, ouvimos os desesperados apelos do escritor Francês Antonin Artaud internado num hospital da Rodez (França) para que cessassem de aplicar-lhe séries de eletrochoques. Eis uma carta escrita por Artaud ao seu psiquiatra em 1945. ” (p. 11-12)
“O eletrochoque me desespera, apaga minhas memórias, entorpece meu pensamento e meu coração, faz de mim um ausente que se sabe ausente e se vê durante semanas em busca do seu ser, como um morto ao lado de um vivo que não é mais ele, que exige sua volta e no qual ele não pode mais entrar. Na última série, fiquei durante os meses de agosto e setembro na impossibilidade absoluta de trabalhar, de pensar e de me sentir ser....”. ( p. 12)
“ Lamentavelmente,

Relacionados

  • Fichamento do livro " a saúde mental no brasil"
    4927 palavras | 20 páginas
  • maria
    61714 palavras | 247 páginas