Fichamento Niklas Luhmann

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (618 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de novembro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Tema: A Grande dicotomia: Público/Privado

1.Uma Dupla dicotomia
Essa discussão começou com a história do pensamento político e social do ocidente, no qual se dividiu em duas esferasdistintas, onde o direito público tem o sentido de cuidar do interesse da sociedade e o direito privado tem sentido de cuidar do interesse privado.
2.As Dicotomias Correspondentes
Com essainvestigação ou busca pela compreensão da dicotomia público/privado, surge outras dicotomias tradicionais surgidas da ciências sociais que podem complementar o seu sentido ou até substituí-las.
Sociedade deIguais e Sociedade de Desiguais
Na sociedade de Iguais tem sua caminhada ao lado privado e tem a relação entre iguais como por exemplo a sociedade entre irmãos. Já na sociedade dos desiguais tem suacaminhada ao lado público, pois possui um poder que comanda e os que obedecem com por exemplo o família e o patriarca.
Lei e Contrato
A lei é quando uma autoridade pode cobrar um indivíduo umaconduta, podendo se utilizar da força para equilibrar essa conduta e não pode ser revogado por nenhuma das partes. No contrato, se estabelece um acordo, que pode ser revogado por qualquer uma daspartes, como por exemplo um contrato social.
Justiça Comutativa e Justiça Distributiva
A justiça comutativa está relacionado ao direito privado, pois a uma relação entre pessoas. Ela tem umarelação com troca e tem como objetivo igualdade nas relações entre pessoas. Um exemplo da utilização da justiça comutativa é no contrato social. Na justiça Distributiva está relacionado ao direito público, etem como objetivo dar a um indivíduo o que lhe é devido seguindo uma igualdade, que podem ocorrer mudanças.
3.O uso Axiológico da Grande Dicotomia
A dicotomia público privado passam a ter umvalor, sendo que quando uma assume um valor positivo, a outra, portanto, passa a ter valor negativo.
O Primado do privado
Iniciou-se com a expansão do direito romano no Ocidente. Os...