Fichamento NIETSZCHE, Friedrich. Humano Demasiado Humano

1603 palavras 7 páginas
NIETSZCHE, Friedrich. Humano Demasiado Humano. 1. ed. São Paulo: Companhia das letras, 2005.

Tema do Fichamento – Concepção de Homem para Nietzsche.
p.
(239.) 485. Um homem parece ter caráter muito mais frequentemente por seguir sempre o seu temperamento do que por seguir sempre seus princípios
Comentário: No aforisma 485 Nietzsche, fala que o homem que segue o seu temperamento invés de seguir seus princípios tem um caráter uma mais linear, os princípios do homem nem sempre são certos e usam a razão pode-se dizer que os princípios do homem fazem com que ele acha sem ter um pensamento racional sobre uma determinada situação.
p.
(239) 488. Assim como uma cascata se torna mais lenta a mais rarefeita na queda, também o grande homem de ação costuma agir com mais calma do que faria esperar seu impetuoso desejo antes da ação.
Comentário: No aforisma 488 Nietzsche, mostra uma metáfora da cascata e faz uma relação com o homem de ação, dizendo que o homem da ação tem um pensamento mais lento e mais calmo do que a ação, e isso faz com que ele seja mais calmo reflita mais sobre suas ações e saiba melhor como efetuar a sua ação.
p.
(240) 491. O homem esta muito bem defendido de si mesmo, da espionagem e do assedio que faz de si mesmo, e geralmente não enxerga mais que o seu antemuro. A fortaleza mesma lhe é invisível, a não ser que amigos façam de traidores e o conduzam para dentro por uma via secreta.
Comentário: No aforisma 491 Nietzsche, fala sobre o homem que não olha para dentro si mesmo, ele diz que este homem esta tão acostumado a olhar para fora que desconhece o que a dentro dele e que jamais conseguiria olhar para dentro de si sem a ajuda de alguém que o julga-se como um traidor expondo ele de maneira que fica-se claro para ele perceber como é o seu interior.
p.
(240) 494. Muitos são obstinados em relação ao caminho tomado, poucos em relação à meta.
Comentário: No aforisma 494 Nietzsche, faz uma critica de que os homens não estão preocupados com o

Relacionados