FICHAMENTO MPC CASA E LAR DATA DE ENTREGA 13

2262 palavras 10 páginas
FACULDADE INDEPENDENTE DO NORDESTE
FAINOR
CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO
Autorizado pela Portaria n° 1.205 de 27/08/10 - DOU de 30/08/10

Aluno(a): Stefania Caires Araujo

Componente Curricular: Metodologia da Pesquisa Científica

Período Letivo: 2015.1

Turma: Vespertino

Professor: Argemiro Ribeiro de Souza Filho

Miguel, Jorge Marão Carneilo. Casa e Lar: A Essência da Arquitetura. Arquitextos, São Paulo, ano 03, n. 029. 12, Vitruvius, out. 2002. Disponível em: <http://www.vitruvius.com.br/revistas/arquitextos/03.029/746>. Acesso em: 5 mar. 2015

Um espaço unifamiliar é considerado a verdadeira terceira pele, depois da epiderme e a roupa que o protege do meio ambiente onde vivemos. “Entretanto, haverá uma palavra que, independente das classes sociais, sintetizará toda noção de habitação privada: a casa”. (p.1)
A palavra lar não é definida como um espaço privado, mesmo com o uso das palavras casa e lar, às vezes, podendo chegar a um mesmo significado, ainda existe pontos que distinguem os dois termos. A casa representa um objeto construído, que envolve fatores sociais, econômicos e técnicos para sua formação e de mudanças, e ela é usada, de forma que haja uma troca emotiva de seus moradores, para que se torne um lar. “‘Uma interrogante que aguarda uma resposta’ como diria Eduardo Sacriste.” (p. 1)
“Adverte-se assim que a casa relaciona-se intimamente com o homem, pois sua configuração é dependente da situação e do modo de vida de seu habitante e quando este lhe infunde seu hálito vital e a transforma em algo próprio e pessoal, ela pode assumir uma dimensão simbólica.” (p. 1-2)
A casa revela-se várias formas de viver de uma pessoa ou grupo familiar, que investe nela como sua moradia. Em seus muros sempre carrega, as lembranças do que já não existe mais, o cenário do drama cotidiano da vida e o símbolo de defesa contra agressões externas. (p. 2)
“Projeta-se a casa, constrói-se a casa. Os seus moradores podem fazer dela um lar. A palavra lar é uma corruptela

Relacionados

  • Enfermagem 2012
    230816 palavras | 924 páginas