Fichamento - MORAES, A.C.R de – Geografia: Pequena Historia Critica. 3.ed. São Paulo: HUCITEC, 1984, pp 32-43

418 palavras 2 páginas
MORAES, A.C.R de – Geografia: Pequena Historia Critica. 3.ed. São Paulo: HUCITEC, 1984, pp 32-43

O termo Geografia remonta do tempo dos gregos, porém sem especificidade em seu conteúdo, eles já se preocupavam em analisar assuntos que hoje fazem parte do estudo geográfico, entretanto algumas pesquisas que ajudaram a consolidar a geografia não eram intituladas como tal. Muitos escreveram sobre ela até o final do século XVIII, época em que ela começou a se uniformizar, esse período é denominado como ‘Pré-história da Geografia’ por Nélson Werneck Sodré.
A sistematização do saber geográfico só ocorreu no início do século XIX, pelo ‘avanço e domínio das relações capitalistas de produção’ (p. 37), era necessário conhecer a extensão real do planeta, que só foi possível com as grandes navegações. O novo modo de produção exigia um comercio mais amplo, era necessário sair da Europa e conhecer novos mercados, com isso surgiu um importante ponto da sistematização, o conhecimento de outros lugares, o que possibilitou um levantamento de pontos diversificados do globo terrestre, as navegações trouxeram a colonização à vários continentes, acrescendo informações também sobre a cultura e os povos. A cartografia começou a se aprimorar devido a necessidade de cartas náuticas para a navegação entre portos de diferentes países, todas essas transformações se deram pelo avanço do capitalismo.
Porém, muito antes da expansão capitalista do século XIX a geografia já caminhava entre os filósofos ‘Herder levanta uma ideia, que será acatada pelos geógrafos, a de ver a Terra como ‘teatro da humanidade’ (p. 38). O feudalismo apoiado na visão teológica, deu lugar a explicações racionais, sendo substituído pelo capitalismo. Os iluministas também colaboraram com a ciência geográfica ‘Rousseau, por exemplo, discutiu a relação entre a gestão do Estado, as formas de representação e a extensão do território de uma sociedade’ (p.39). A Economia Política tratou de temas importantes ‘como a

Relacionados