Fichamento Monneyron

924 palavras 4 páginas
MONNEYRON, Fréderic. A moda e seus desafios: 50 questões fundamentais. São Paulo, 2007: Editora Senac São Paulo
[...]ninguém negará que ela (a moda) exerce um papel de vanguarda na construção, desconstrução e reconstrução das identidades sexuais e sociais[...], porém o autor completa a frase alegando que este papel não tenha sido estudado de maneiro profunda até agora.
Interessante notar as tentativas, especialmente sociológicas, de delimitar a função social da moda.
Diferença da moda recente, que é conceito e fenômeno social, para s outras modas indumentárias que a precederam e que estas sim existiram universalmente, é que estas estavam estagnadas no tempo e espaço, ao passo que a moda atual é pautada na sua constante mudança e renovação.
A visão de Monneyron é de que a moda atual é um fenômeno ligado à emergência do individuo como valor supremo, e não mais o grupo, a coletividade ou as tradições- um advento do século XIX . Ela se apoiaria na liberdade individual de ser ou não seguida. Podemos acreditar neste argumento lógico do autor, de que somente quando o individuo deixou de ter coerções fortes de instituições como a Igreja, ou o Monarca ou a tradição da sua comunidade é que ele foi capaz de escolher a indumentária de acordo com suas percepções pessoais, seguindo ou não alguma tendência conforme seu interesse.
No entanto, não podemos perder de vista que há limites para esta liberdade do indivíduo, e que o século XIX não foi um libertador total. Se algumas imposições forma retiradas, como as citadas anteriormente, outros tipos de coerções dobre o individuo surgiram, e a moda ocidental moderna obviamente participou disso.
Segundo o autor, “as imagens de roupa que a moda ocidental nos propõe possuem um sentido , mas esse sentido não é mais nem religioso, nem unívoco, e foram os códigos, inclusive aqueles que a partir de então permitiam identificar as classes sociais, que explodiram”. (p. 21)
O problema está em formulações de que a moda a partir do

Relacionados