FICHAMENTO MODELOTexto1Item3

2334 palavras 10 páginas
Universidade Federal de Mato Grosso
Instituto de Ciências Humanas e Sociais
Departamento de Historia
Disciplina: Historia Antiga I

FICHAMENTO
Item III Texto 1

Rossi, Luiz Alexandre. In: FUNARI, Pedro Paulo (org.). As Religiões que o mundo esqueceu: como egípcios, gregos, celtas, astecas e outros povos cultuavam seus deuses. São Paulo: Contexto, 2009, p. 27-39.

“Os Sumérios criaram as primeiras historias do Diluvio, tiveram o primeiro Noé. Seus deuses viviam cada qual como patrono de sua cidade e brigavam como brigavam as cidades entre si. Os Sentimentos humanos confundiam-se com os divinos, já que as divindades foram criadas à imagem e semelhança de seus adoradores. As Praticas religiosas exigiam um clero exclusivo e dedicado.“ (p. 27, § 1).”

Comentário: ”Os Sumérios que criaram a primeira historia do diluvio, cada cidade tinha o seu deus padroeiro da localidade, contribuíram para construção do Antigo testamento”.

“O primeiro fato que chama a atenção e alto número de deuses e deusas que faziam parte do cotidiano desse. Os próprios sumérios registravam em seus textos um numero expressivo de 3.600. As divindades sumérias nos levam para o mundo da religião e a religião permite compreender o mundo e a sociedade. E, nesse sentido, deuses e seres humanos se encontram na religião suméria que, em razão disso, torna-se uma religião atraente para nos ocidentais.” “(p-28, § 2).”

Comentário: ”O numero expressivo de divindades da religião suméria, e a adoração aos seus deuses.”.

“Essa civilização alcançou sucesso ao organizar, pela primeira vez na historia, massas de pessoas a fim de realizar obras publicas em grande escala, explorando os rios Tigre e Eufrates para irrigação. Teve um processo gradual de desenvolvimento de um sistema de escrita, de arquitetura e de arte monumentais. Suas origens podem ser detectadas no quinto e quarto milênios a.C.”. “(p-28, § 3).””

Comentário: ”No período Chuvoso, devido as enchentes, os sumérios construíram sistemas de irrigação

Relacionados