Fichamento: MINAYO, Maria Cecília de Souza. De Ferro e Flexíveis: marcas do estado empresário e da privatização na subjetividade operária. Rio de Janeiro: Garamond, 2004.

2294 palavras 10 páginas
Fichamento:
MINAYO, Maria Cecília de Souza. De Ferro e Flexíveis: marcas do estado empresário e da privatização na subjetividade operária. Rio de Janeiro: Garamond, 2004.
_______________________________________________________________

Considerando que os homens de ferro e flexíveis são parte da história da classe operária nacional, integrando nela tom e cor de sua especificidade, de sua subjetividade e da força de sua contribuição. Fica registrado que não constituíram apenas um pontinho no universo e sim foram os construtores da maior empresa de mineração a céu aberto do mundo. Homens de ferro e flexíveis consagram o processo histórico constituído por esses trabalhadores com base na força, na rigidez de ferro, na flexibilidade e insegurança da experiência competitiva, marcando suas vidas pelo trabalho e visão de mundo.
Itabira faz parte do complexo de cidades que fez o esplendor de Minas Gerais no Ciclo do ouro, o município que na época passou por euforia econômica através da instalação de altos fornos para a fabricação de ferro e artefatos de ferro, a fábrica surpreendia até os estrangeiros, pois podia fundir de uma só vez uma arroba de metal. Em 1910, os países capitalistas tomaram conhecimento das reservas de mineiro no Brasil, com brecha na constituição brasileira que constava: o proprietário do solo era também proprietário das minas, fosse brasileiro ou estrangeiro. Os poderosos Sindicates Francês, alemão e inglês compraram todas as jazidas identificadas no mapa de Minas Gerais, sendo do grupo inglês Bristish Itabira Limited a reserva de Itabira limited, em uma área de 76.000.000m² que também adquiriu as ações da estrada de ferro Vitória x Minas.
Em 1942 a CVRD nasce por meio do acordo de Washington que tinha interesses políticos e temor da escassez de matérias primas para a indústria de armamento, cabendo à Inglaterra devolver ao Brasil, sem qualquer ônus, o grupo de jazidas compradas pela Bristish Itabira Company. Já ao Brasil, cabia a criação de uma

Relacionados

  • Fichamento - a geografia social da mina
    923 palavras | 4 páginas
  • Manual de orientação para elaboração de trabalhos científicos
    22176 palavras | 89 páginas
  • Prof. UFV
    378868 palavras | 1516 páginas