Fichamento (metodologia científica)

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (548 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1 Titulo: AS CEGUEIRAS DO CONHECIMENTO: O ERRO E A ILUSÃO

2 Subtitulo: A INCERTEZA DO CONHECIMENTO

3 REFERÊNCIA: MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 2 ed. – SãoPaulo; Cortez, Brasília, DF, UNESCO, 2000.

4 Fichamento:

“Quantas fontes, quantas causas de erros e de ilusão múltiplas e renovadas constantemente em todos os conhecimentos” (p.31).

“[...] aincerteza [...] mata o conhecimento [...] é o desintoxicante do conhecimento [...]. De qualquer forma, o conhecimento permanece como uma aventura para a qual a educação deve fornecer o apoioindispensável”. (p.31).

“O conhecimento do conhecimento, que comporta a integração do conhecedor em seu conhecimento, deve ser, para a educação, um princípio e uma necessidade permanentes”. (p.31)......................................................................................................... (p.31).

“[...] as atividades auto-observadoras devem ser inseparáveis das atividades observadoras, asautocríticas, inseparáveis das críticas, os processos reflexivos, inseparáveis dos processos de objetivação”. (p.31).

“[...] devemos aprender que a procura da verdade pede a busca e a elaboração demetapontos de vista, que permitem a reflexividade”. (p.31).

“As idéias que defendo aqui não são tanto idéias que possuo, mas, sobretudo idéias que me possuem”. (p.32).

“[...] devemos tentar jogarcom as duplas possessões, a das idéias por nossa mente, a de nossa mente pelas idéias, para alcançar formas em que a escravidão mútua se transformaria em convivibilidade”. (p.32).

“Pois este é umproblema-chave: instaurar a convivialidade tanto com nossas idéias quanto com nossos mitos. (p.32).

“A mente humana deve desconfiar de seus produtos “ideais”, que lhe são ao mesmo tempo vitalmentenecessários [...] é preciso estar sempre alerta para tentar detectar a mentira em si mesmo”. (p.32).

“Necessitamos civilizar nossas teorias, ou seja, desenvolver nova geração de teorias...
tracking img