Fichamento metodologia básica para elaboração de trabalhos de conclusâo de cursos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1104 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Referência:
BERTUCCI, Janete Lara de Oliveira. Metodologia. In:_____. Metodologia básica para elaboração de trabalhos de conclusão de cursos: Ênfase na Elaboração de TCC de Pós-Graduação Lato Sensu. São Paulo: Atlas, 2008. cap 5, p.45-83.

Esquema:

Classificação das pesquisas

Quanto ao tipo

Quanto à técnica

Definição da unidade de análise

Instrumentos de coleta de dadosVariáveis e dimensões da pesquisa

Etapas que serão desenvolvidas e critérios a serem utilizados para análise dos dados

Cronograma de pesquisa

Resumo:

Classificação das pesquisas
A pesquisa pode ser feita a partir de dois tipos de classificação: quanto ao tipo e quanto a técnica.
Em relação ao tipo, o processo de produção gera enriquecimento e amadurecimento. Pode ser feita através detrês formas: exploratória, explicativa e descritiva. A pesquisa exploratória é onde a coleta e a análise de dados são feita através da flexibilidade, considerando vários aspectos, planejamento, exploração do tema, inovação e criatividade. Devendo ser levados em consideração encaminhamentos, problemas de pesquisa, pontos de partida e indagações. A pesquisa explicativa tem como objetivo aprofundar oconhecimento, indicar fatores e explicar a razão. Já a pesquisa descritiva tem como objetivo descrição de características, relação entre variáveis e levantamento de hipóteses ou possibilidades.
Em relação a técnica, a pesquisa é mais precisa, tem uma linha geral, tem vantagens e limitações e possui uma análise criteriosa e realista. Pode ser classificada através de três formas: estudo de caso,levantamento e pesquisa documental. O estudo de caso é analítico, descritivo, profundo, detalhado e amplo, em busca do problema específico, porém com flexibilidade para ajustes. A proposta desse tipo de pesquisa estimula identificação de novas situações e sua operalização pode ser tanto qualitativa quanto quantitativa.
O levantamento é feito através da interrogação direta, com solicitações deinformação, tendo uma análise quantitativa, com objetivo descrever, explicar ou explorar a informação. Tem como vantagem o uso de grande número de pessoas, redução de custos, anonimato quando necessário, uso de movimento adequado e não interferência de opiniões. As desvantagens são o não auxílio a dúvidas, não conhecimento das circunstâncias, a não resposta de instrumentos e comprometimento com oresultado. É feito através de duas técnicas: interseccionais, que procura momentos específicos, descrever situações, determinar relações entre variáveis e tem um explicativo mais limitado, e longitudinais, que é mais sofisticada, busca períodos diferentes para identificar, relatar, acompanhar, explicar e captar mudanças. A técnica longitudinal do levantamento pode ser feita através de três formas:estudo de tendência(mesma amostra, população, em momentos diferentes), estudo de corte( mesma população, amostra diferente e com intuito de sinalizar tendências) e estudo de painel( mesma amostra , projeto de pesquisa continuada com acesso a banco de dados ou dados públicos).
A Pesquisa Documental utiliza como referência leitura, análise e interpretação de documentos.
Há também outra técnica depesquisa, chamada pesquisa-ação onde o pesquisador vive experiência de pesquisa de forma particular.

Definição da unidade de análise
A definição da unidade de análise é onde e em que nível de trabalho será realizado, esses níveis podem ser classificados por nível macro, nível da organização e nível do indivíduo. Quando utilizado o nível macro é para avanço de conhecimento, com resultadosgeneralizados, sendo dispendioso e complexo. O nível da organização é usado com mais freqüência, utilizando estudo de casos afim de identificar, descreve e analisar a organização, propondo alternativas. O nível indivíduo idêntica, descreve e analisa pela perspectiva do indivíduo.

Instrumentos de coleta de dados
Os instrumentos de coletas de dados são constituídos por coleta instrumental,...
tracking img