fichamento metasica livro A

1201 palavras 5 páginas
AUTOR LEITOR Todos os homens, por natureza tendem, a saber. Sinal disso é o amor pelas sensações.
ARISTÓTELES, 2002 980 -25. O conhecimento dos homens inicia-se pela sensação e pela experiência, pois, sempre trouxe junto a si o desejo de saber conhecer e de se apoderar da verdade para si. As sensações são intermediárias para a construção do saber. É através delas que os homens têm suas primeiras impressões do meio em que ela vive. É por meio delas que todo homem almeja conhecimento. Como nem todos os seres ocorrem estas características.
Com efeito, não só em vista da ação, mas mesmo sem ter nenhuma intenção de agir, nós preferimos o ver, em certo sentido, a todas as outras sensações. E o motivo está no fato de que a visão nos proporciona mais conhecimentos do que todas as outras sensações e nos torna manifestas numerosas diferenças entre da coisas.
ARISTÓTELES, 2002 980 -25 Ou seja, o homem busca conhecer o princípio e a causa que consiga explicar o que as coisas sejam de fato. E a realidade na qual ele se encontra dentro ou fora. E que a visão é mais importante para o homem por que ela que nos passa um conhecimento imediato das coisas e que o homem acreditava naquilo que ele pudesse ter a captação das formas.
Os animais são naturalmente dotados das sensações; mas em alguns da sensação não nasce à memória, ao passo que em outros nasce.
ARISTÓTELES, 2002 980 -25 Os animais são naturalmente dotados da capacidade de sentir. E é a memória que ajuda as sensações, mas não e tribuido essas características a todo o grupo de animais. Mas juntas aumentam a capacidade de aprender. E por meio dessas capacidades que o homem consegue se que distinguir dos outros animais.
Ora, enquanto os outros animais vivem com imagens sensíveis e recordações, e pouco participam da experiência, o gênero humano vive também de arte e raciocínio.
ARISTÓTELES, 2002 980a -25 Alem de participar da memória e das sensações com outros animais o homem tem algo a mais que é a arte e

Relacionados