Fichamento MAZZEI Victor Reis

3274 palavras 14 páginas
Alunas: Ana Beatriz Lima da Silva
Marília Pioli Storch
Professor: Dr. Sebastião Pimentel Franco
Disciplina: Evolução Política do Espírito Santo
MAZZEI, Victor Reis. Jornal o Diário: A censura e o papel da publicidade nos anos de chumbo (1968 – 1974). 2011. 214 p. Dissertação (Mestrado em História Social das Relações Políticas) – Instituto de Ciências Humanas – PPG História Social das Relações Políticas, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2011.
Fichamento do Capítulo 03 - A CENSURA NA DITADURA MILITAR BRASILEIRA. p. 77 a 125.
Pág. 77 e 78
É inegável que um dos traços mais marcantes do período que corresponde ao regime militar no Brasil refere-se à censura.
Mattos (2005) nos oferece, em sua obra Mídia controlada, um prolífico panorama acerca da origem e da história mundial da censura e cita que no período entendido como Idade Média, a censura atingia o período de apogeu, sendo que tanto a Igreja como o Estado passaram a proibir tudo o que não tivesse passado antes pelo crivo da censura.
A partir do advento da imprensa, desenvolvida por Johanes Gutemberg, no século XV, e que possibilitou a reprodução gráfica do primeiro livro do planeta, a Bíblia, o cerceamento da liberdade de expressão já se fazia presente.
Mattos (2005) mostra de forma simplificada, porém representativa, como se deu o processo de censura em alguns países 78 na Europa – apresentando Holanda, Inglaterra, França e Alemanha pontuando assim, os fatos mais marcantes na história de cada local ao que se refere a censura.
Mattos (2005) ressalva que, ainda nos tempos atuais, em diversos países tanto da Europa, quanto da Ásia e América, a censura foi (e é) um mecanismo presente de imposição do autoritarismo e de arbitrário cerceamento da liberdade nas sociedades.
Pág. 79
No Brasil, o período mais marcante da fase da censura corresponde aos anos submetidos ao regime militar (1964 a 1985). Havendo também relatos desde a vinda dos portugueses para o país era possível perceber indícios das

Relacionados