Fichamento Max Weber Conceitos Sociol Gios Fundamentais

1428 palavras 6 páginas
De acordo com Weber, o método que Durkheim usava era o da sociologia orgânica (que explica a parte a partir de um todo?)
Individualismo metodológico? Individualismo Metodológico é a denominação dada a teoria de Max Weber onde afirmava que a sociedade era o resultado das ações individuais dos homens, pois a açãosocial é qualquer comportamento humano natural, que possua um significado ou sentido, e se relacione com o comportamento de outras pessoas. Assim ele afirma que a comunidade existe dentro da sociedade,coexistindo.

Sociologia comparada??
Por que é errado ver qualquer psicologia como o fundamento derradeiro da sociologia compreesiva?
O que era considerado cólera na época?
Para Weber, sociologia = ciências da ação?
Quais são os elementos compreensíveis os não compreensíveis?
1. Conceitos

2. Uma ação compreensível/significativa não se da somente em processos psicofísicos (emocional?), muitas vezes pode ser somente para os peritos (racional?).
Os processos místicos (?), como não podem ser traduzidos em palavras, não são compreensíveis àqueles que não estão abertos a semelhantes vivências, porém há possibilidade de revivência para que se possa entender a evidência da compreensão. Ex.: Não é necessário ser César para compreender César; Não é necessário eu ser uma pessoa para compreender os seus atos, bastar eu ‘’reviver-los’’, a partir das conexões e sentido que tal pessoa empregou para sua ação. Vale ressaltar que a o processo de revivência não é condição absoluta da interpretação do sentido, do motivo da ação. Desse modo, Weber aproxima o racional do subjetivo.
Elementos compreensíveis e não compreensíveis de um processo estão muitas vezes mesclados e conexos (como há o reconhecimento de cada um?)

3. Toda interpretação, como toda ciência em geral, aspira/faz necessário de uma evidência.
A evidência da compreensão pode ser:
- Racional: lógica ou matemática; na ação, quando se compreende intelectualmente; conexões significativas contidas nas proposições

Relacionados