Fichamento Mauss - Algumas Formas Primitivas de Classificcação

734 palavras 3 páginas
Algumas formas primitivas de classificação – Durkheim e Mauss 



Na introdução, Mauss argumenta contra algumas concepções correntes na época acerca da origem das formas de classificação que adotamos e suas lógicas. Oriundas principalmente da psicologia, tais concepções defendiam que as formas de classificação emanavam de aspectos da psique individual, estando localizadas em sistemas internos já carregados pelos membros de dada comunidade ao nascerem.
Para ele, seriam impossível que isso ocorresse, já que os elementos de representação destas classificações seriam externas ao indivíduo, o que tornaria portanto fundamental a percepção e pensamento a respeito do mundo exterior para que tais classificações fossem forjadas. Daí, se assume uma noção de historicidade que obrigatoriamente passaria pelo social para a elaboração das formas classificatórias que ele descreve como exemplo no texto.

Parte I


Se focando nos povos nativos australianos, Mauss destaca que existem três formas básicas de classificação, que ser organizam em círculos concêntricos em relação à posição do indivíduo dentro desse sistema. A mais geral é a fratria, que comumente divide a comunidade em duas partes. A intermediária seriam os clãs, que são divisões representadas por totens dentro de cada fratria. A terceira seriam os subtotens, que são divisões dentro dos clãs.

Indivíduo

Subtotem

Clã

Frátria



A partir destas divisões, marcadas pela associação a espécies animais, vegetais e fenômenos da natureza, são criadas várias relações entre indivíduos, grupos de indivíduos e objetos. Uma destas relações é a classe matrimonial: através de uma homologia terminológica totêmica, são criadas rotinas de permissão e proibição do matrimônio entre pessoas de diferentes fratrias. No exemplo abaixo, os casamentos ideais são realizados entre indivíduos das classes A e A’, e B e B’, sendo outros cruzamentos

Relacionados