Fichamento maquiavel

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (898 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Nicolau. O Príncipe; [tradução Antonio D’Elia]. São Paulo: Círculo do Livro S.A.

DE COMO GOVERNAR CIDADES OU PRINCIPADOS QUE, ANTERIORMENTE À OCUPAÇÃO, SE REGIAM POR LEIS PRÓPRIAS (pp. 55 – 56)Capítulo V

Maquiavel durante toda obra apresenta exemplos históricos de condutas a serem seguidas ou abandonadas e as usa como ilustração e embasamento de seus argumentos, neste capítulo não édiferente. Para os Estados conquistados que vivem em liberdade e com suas leis próprias ele apresenta três maneiras de mantê-los: arruiná-los, habitá-los pessoalmente ou deixá-los viver por suas leisarrecadando tributos e organizando um governo de poucos.


“É que tais pessoas, investidas no governo pelo príncipe, sabem que não poderão manter-se sem sua amizade e seu poder, e tudo farão para nãoperder sua posição; e mais facilmente se conserva o domínio de uma cidade habituada a viver livre fazendo-a governar por seus cidadãos do que de alguma outra maneira”. (p. 55)

Apesar de citar osespartanos e os romanos como exemplos dessa conduta, Maquiavel expõe que o modo mais seguro de dominação é aniquilá-las ou nelas habitar.


“Quem se torna senhor de uma cidade afeita a viver livrementee não a aniquila deve esperar ser aniquilado por ela, pois esta sempre, como divisa de rebelião, a liberdade e os seus antigos costumes, os quais nem o transcurso do tempo nem os benefícios recebidosfarão esquecer”. (p.56)

DOS PRINCIPADOS NOVOS QUE SÃO CONQUISTADOS MERCÊ DE ARMAS PRÓPRIAS E VALOR (pp. 57 – 60) Capítulo VI

Neste capítulo Maquiavel discorre sobre as dificuldades enfrentadaspelos principados novos conquistado pelo seu valor ou pela sorte, focando nos casos onde a conquista se deu mais pelo próprio valor do que pela boa sorte, pois no caso do primeiro há grandesdificuldades na conquista, porém, é mais fácil de manter, já que a boa sorte se apresenta apenas na ocasião.

Dentre essas dificuldades Maquiavel aponta a introdução e organização de novas instituições e...
tracking img