Fichamento maquiavel

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (309 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
MAQUIAVEL, Nicolau. O príncipe.

Ao escrever esta obra, Nicolau Maquiavel buscou descrever os melhores métodos para se construir um Estado forte. Para tanto, pautou-se emobservações e teorias que acreditava ser as mais acertadas para que um Príncipe mantenha-se no poder. Nesse sentido, ele esclarece que o governante deve conhecer o mal que ocerca com antecedência, a fim de que seja possível saná-lo, do contrário, nada mais poderá ser feito.
Ainda acerca do mal, ele preconiza que o Príncipe, ao tomar um país,deve fazer o mal de uma só vez, ao passo em que o bem deve ser feito aos poucos, dessa forma conquistará a simpatia de seus súditos. Sendo necessário, portanto, para umPríncipe “ter o povo ao seu lado e que de outro modo ele sucumbirá às adversidades”, e para conseguir alcançar esse objetivo, o Príncipe deve fazer com que os cidadãos acreditemque ele e o Estado são indispensáveis para a sua segurança.
Outra ideia que o texto traz, é o fato de que, para um Príncipe, é melhor ser temido do quer se amado, uma vezque, “os homens tem menos receio de conspirar contra aqueles que se faz estimar que contra aquele que se faz temer”. No entanto, não se faz necessário que o Príncipe tenha todasas características necessárias para que seja um bom governante, basta fazer com que o povo acredite que ele as tenha.
Por fim, para que mantenha seu respeito diante dossúditos, o Príncipe deverá ouvir conselhos e demonstrar que a verdade não o contraria, a fim de evitar os bajuladores, no entanto, esses conselhos só devem ser dados no momentoem que o Príncipe pedir, pois, para Maquiavel, a natureza do homem é ser mau e invejoso, tendendo a impor suas vontades sobre as do Príncipe com o intuito de derrubá-lo.
tracking img