Fichamento maquiavel

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (297 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O livro é um manual atemporal que indica as maneiras para que um “príncipe” se mantenha no poder e de como devem ser governados e mantidos os Estados e infere sobre o como estepassa a existir, decai ou se desenvolve. Impressiona pela sua clareza, análise efetiva dos fatos humanos e principalmente pela sua atualidade, embora escrito há quase 500 anos.
Atarefa aqui foi reduzir a vinte linhas alguns pontos de destaque no universo de tantas ideias. A mais conhecida é a de que um príncipe para ser bem sucedido deve possuir virtude(virtù) e fortuna. A virtude trata do arcabouço de conhecimentos que este príncipe deve perseguir para que possa vislumbrar os momentos oportunos em que a fortuna (sorte) estiverpor aparecer ou quando ela estiver por faltar com fito a aproveitar as oportunidades ou se precaver dos tempos difíceis.
Além destas qualidades Maquiavel discorre sobre aimportância de se possuir armas próprias tratadas virtuosamente e evitar as milícias e tropas auxiliares. Alerta sobre gastar pouco para não ser obrigado a roubar seus súditos. Discorresobre a natureza vária dos povos sendo fácil persuadi-los, mas não mantê-los assim, portanto deve estar preparado para usar a força para fazê-los crer quando não acreditarem mais.Valoriza os Estados que foram construídos em bases sólidas e alerta para a fragilidade daqueles que foram construídos as pressas e não possuem raízes, pois se extinguem naprimeira adversidade. Um povo não esquece a sua cultura quando subjugado.
Ser amado e temido é essencial, porém na necessidade de opção por um ser temido deverá ser a escolha. Emhavendo necessidade de ofensa (violência) que seja de uma vez, para não precisar renová-la, e ser logo esquecida. Já os benefícios oferecer aos poucos para conquistar os súditos.
tracking img