FICHAMENTO Manuscritos Econ Mico Filos Ficos

1668 palavras 7 páginas
HIPÓTESES:
“[...] A essência subjetiva da propriedade privada, a propriedade privada como atividade em si mesma, como sujeito, como pessoa, é trabalho[...]” (p. 110, § 1º)
“[...] O trabalho é ainda, apenas, uma alienação determinada e particular do homem, e seu produto também é concebido como parte determinada da riqueza devida mais à natureza do que ao trabalho propriamente dito.[...]” 9p. 112, § 1º)
“A propriedade territorial é a primeira forma de propriedade privada, e a indústria aparece pela primeira vez na história simplesmente em oposição a ela, como uma forma particular de propriedade privada. [...]” (p. 113, § 3º)
“[...] A propriedade privada é primeiro considerada somente em seu aspecto objetivo, mas considerado o trabalho como sua essência. Sua maneira de existir, portanto, é o capital, que é necessário abolir, ‘como tal’.(Proudhon) Ou, então, a forma específica de trabalho ( trabalho que é levado a um nível comum, subdividido e, por isso, não-livre) é vista como a fonte da nocividade privada e de sua existência alienada em relação ao homem.[...]” (p. 114, § 2º)
“[...] A relação imediata, natural e necessária de ser humano é também a relação de homem com a mulher. Nessa relação natural da espécie, a relação do homem com a natureza é diretamente sua relação com o homem, e sua relação com o homem é diretamente sua relação com a natureza, com sua própria função natural.[...]” (p. 115, §2º)
“[...] o comunismo já se dá conta de ser a reintegração o homem, seu retorno a si mesmo, o repúdio da auto-alienação do homem. Porém, como ainda não apreendeu a natureza positiva da propriedade privada, ou a natureza humana das necessidades, ainda se acha cativo e contaminado pela propriedade privada. Compreendeu bem o conceito, mas não a essência.” (p. 116, § 1º)
“Essa propriedade privada material, diretamente perceptível, é a expressão material e sensorial da vida humana alienada. Seu movimento-produção e consumo- é a manifestação sensorial do movimento de toda a

Relacionados

  • fichamento Manuscritos econ micos filos ficos
    448 palavras | 2 páginas
  • ABNT
    26248 palavras | 105 páginas