Fichamento lucia santaella

Páginas: 12 (2797 palavras) Publicado: 1 de outubro de 2014
INTRODUÇÃO
"O nome Semiótica vem da raiz grega semeion, que quer dizer signo.Semiótica é a ciência dos signos.". Contudo, pensando esclarecer, confundimos mais as coisas, pois nosso interlocutor, com olhar de surpresa, compreende que se está querendo apenas dar um novo nome para a Astrologia.






















O LEGADO DE C. S. PEIRCE
São três, as fontes nas quais aciência Semiótica encontrou seu nascimento e através das quais veio teoricamente se desenvolvendo. Dedicarei, no entanto, a quase totalidade deste pequeno livro a uma dessas fontes, a norte-americana, que germinou nos trabalhos do cientista-lógico-filósofo Charles Sanders Peirce.
Um Leonardo das ciências modernas - C. S. Peirce (1839-1914) era, antes de tudo, um cientista. Seu pai (BenjamimPeirce) foi, na época, o mais importante matemático de Harvard, sendo sua casa uma espécie de centro de reuniões para onde naturalmente convergiam os mais renomados artistas e cientistas. Portanto,desde criança, o pequeno Charles já conduzia sua existência num ambiente de acentuada respiração intelectual. É por isso que químico ele já era, desde os seis anos de idade. Aos 11anos escreveu umaHistória da Química; e em Química se bacharelou na Universidade de Harvard. Mas Peirce era também matemático, físico, astrônomo, além de ter realizado contribuições importantes no campo da Geodésia, Metrologia e Espectroscopia. Era ainda um estudioso dos mais sérios tanto da Biologia quanto da Geologia, assim como fez, quando jovem estudos intensivos de classificação zoológica sob a direção de Agassiz. Umcientista, portanto, ele jamais deixou de ser, tendo produzido contribuições importantes e originais na Matemática e outras ciências até poucos dias antes de sua morte, em 1914. No entanto, por trás de tudo isso, existia um fio condutor: sendo um cientista, Peirce era, acima de tudo, um lógico. Essa foi a grande e irresistível paixão de toda a sua vida. A quase inacreditável diversidade de camposa que se dedicou pode ser explicada, portanto, devido ao fato de que se devotar ao estudo das mais diversas ciências exatas ou naturais, físicas ou psíquicas, era para ele um modo de se dedicar à Lógica. Seu interesse em Lógica era, primariamente, um interesse na Lógica das ciências. Ora, entender a Lógica das ciências era,em primeiro lugar, entender seus métodos de raciocínio. Os métodos diferemmuito de uma ciência a outra e, de tempos em tempos, dentro de uma mesma ciência. Os pontos em comum entre esses métodos só podem ser estabelecidos, desse modo,por um estudioso que conheça as diferenças, e que as conheça através da prática das diferentes ciências. Peirce estava perfeitamente consciente (e isso ele declarou muitas vezes) de que a deliberada diversificação de seu trabalho emmúltiplas ciências impediria que ele atingisse a eminência que ele deveria ter atingido, se tivesse concentrado seus esforços em apenas uma delas, ou mesmo em algumas ciências proximamente relacionadas. No entanto, para ele a Lógica não era uma opção, mas uma paixão da qual não podia se desviar, mesmo que quisesse.

Um só homem dialogando com 25 séculos de filosofia ocidental - Todo o tempo em quePeirce foi um cientista, ele foi também um filósofo. Aos 16 anos de idade, começou a estudar Kant e, alguns anos mais tarde, sabia a crítica da Razão Pura de cor. Não há qualquer campo da especulação filosófica que lhe tenha passado despercebido: dos pré-socráticos e grego sãos empiristas ingleses, dos escolásticos a Descartes e todos os alemães... Desde muito cedo, quando ele começou naFilosofia,pretendeu trazer para esta uma aproximação alternativa que tinha, até então, poucos representantes, isto é, a aproximação ao pensamento filosófico através das ciências. Um filósofo, portanto, que levou para a Filosofia o espírito da investigação científica, que assumiu que as disciplinas filosóficas são ou podem se tornar também ciências e que, para tal, propôs aplicar na Filosofia, com as...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fichamento Livro O que é semiótica Lucia Santaella
  • Lucia Santaella
  • Lucia santaella
  • Lucia Santaella
  • Fichamento conceitual do capitulo 1 semiótica aplicada
  • Exemplos lucia santaella
  • Hipermidiatizacao Lucia Santaella
  • Resumo: o que é semiótica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!