Fichamento livro o renascimento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1447 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O RENASCIMENTO
Condições Históricas Gerais

* No período entre o século XI e XIV, caracterizado como a Baixa Idade Média. O ocidente europeu assistiu a um processo de ressurgimento do comercio e das cidades. Através das cruzadas e de outras linhas de relacionamento se consolidou um fluxo contínuo de produtos e um estilo de vida nova na Europa.
* Surgiram assim as grandes cidades,tornadas centros de produção artesanal e entrepostos comerciais.
* A economia de trocas tendia a ser trocada pela economia monetária, a influência das cidades passou a prevalecer sobre os campos.
* Dessa forma surgiu uma nova classe, Os Burgueses, que enricavam cada vez mais com o comércio de especiarias.
* Porém, por volta do século XIV todo esse crescimento entrou em colapso. Os fatoresque tem sido apontado pelos historiadores são: a Peste Negra, que dizimou metade da população europeia, a Guerra dos Cem anos.
* Esse período foi chamado de crise do Feudalismo.
* O comércio sai da crise do século XIV fortalecido. Assim como os monarcas.
* O período pós-crise foi de grande inventividade técnica estimulada pelo desenvolvimento econômico. Criaram-se novas técnicas deexploração agrícola e mineral, de fundição e metalurgia, de construção naval e navegação, de armamentos e de guerra.
* Vários foram os avanços, principalmente no campo da astronomia. As pessoas não se moviam mais pelo ritmo do sol, e sim pelo tique-taque do relógio. O próprio tempo tornou-se um dos principais artigos do mercado.

Os Humanistas: uma nova visão do mundo
* Com todas essastransformações o mundo dos humanistas. Esse termo indica um conjunto de indivíduos que desde o século anterior vinha se esforçando para modificar e renovar o padrão de estudos ministrados tradicionalmente nas universidades medievais. Essas universidades eram dominadas pela igreja e voltadas a três carreiras tradicionais: a medicina, o direito e a teologia.
* Iniciou-se assim um movimento, cujoobjetivo era atualizar, dinamizar e revitalizar os estudos tradicionais.
* Inspirados na cultura antiga os humanistas tendiam a consideram como mais perfeita e mais expressiva a cultura que havia surgido e se desenvolvido no seio do paganismo. Atitude essa que não agradou a igreja.
* Um dos campos que mais se destacou foi o estudo da crença de que o homem é a fonte de energias criativasilimitadas. Por isso, a especulação em torno do homem e de suas capacidades físicas e espirituais se tornou a preocupação fundamental dos pensadores. Essa atitude ficou conhecida como ANTROPOCENTRISMO.
* Esses pensadores sofreram diversas perseguições. Dante e Maquiavel o exílio, Campanella e Galileu foram submetidos a prisão e tortura, Thomas Morus foi decapitado por ordem de Henrique VII.* Porém essa perseguição fez com que esses inovadores estabelecessem, entre eles, um laço de solidariedade internacional. Assim o humanismo, que se iniciou como um movimento típico das cidades italianas no século XV, já ganhava as principais cidades da Europa, adquirindo uma amplitude que seus promotores pretendiam que fosse universal.
* O palco mais prodigioso da efervescência renascentistafoi sem dúvida a riquíssima cidade italiana de Florença. Ali se definiu desde cedo uma das mais significativas correntes de pensamento humanista: O platonismo.
* No campo da fé, a interiorização e a individualização da experiência eram também exigências dos humanistas.
* Outro tipo de preocupação comum aos renascentistas dizia respeito às leis que regiam o destino histórico dos povos e oprocesso de formação de sistemas estáveis de ordem política.
As Novas Concepções nas Artes Plásticas
* A nova camada burguesa, pretendendo se impor socialmente, precisava combater a cultura medieval , eles achavam necessário construir uma nova imagem da sociedade na qual ela, a burguesia, ocupasse o centro do “corpo social”. Assim sendo, as grandes famílias que prosperavam com os negócios...
tracking img