Fichamento livro - para compreender a ciencia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1365 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FUNDAÇÃO EDSON QUEIROZ
UNIVERSIDADE DE FORTALEZA
CENTRO DE CIÊNCIAS JURIDICAS
DISCIPLINA: FILOSOFIA
PROFESSOR: FRANCISCO JOSÉ RODRIGUES

FICHAMENTO DO TEXTO: DO FEUDALISMO AO CAPITALISMO UMA LONGA TRANSIÇAO.

JORGE LUIZ MUNIZ PEREIRA
GLEICIANE HOLANDA
ADILTON CÉSAR

ABRIL/2012
FORTALEZA, CE
JORGE LUIZ MUNIZ PEREIRA
GLEICIANE HOLANDA
ADILTON CÉSAR

FICHAMENTO DO TEXTO: DOFEUDALISMO AO CAPITALISMO UMA LONGA TRANSIÇAO.

Trabalho apresentado à disciplina Filosofia, ministrada pela Professor Francisco José Rodrigues, para o Centro de Ciências Jurídicas, da Universidade de Fortaleza - UNIFOR.

ABRIL/2012
FORTALEZA, CE

FICHAMENTO

Andery MA et al., Para Compreender a Ciência: Uma Perspectiva Histórica. Rio de Janeiro/São Paulo: Espaço e Tempo/EDUC; 1988.“Numa era de transição, o velho e o novo frequentemente se misturam. No período de transição de um regime social [...] a transição do feudalismo ao capitalismo significou a substituição da terra pelo dinheiro, como símbolo de riqueza: foi o período em que um conjunto de fatores reparou a desagregação do sistema feudal e forneceu as condições para o surgimento do sistema capitalista.” (P. 163)

“Nãopodemos falar de verdadeira passagem ao capitalismo senão quando regiões suficientemente extensas vivem sob um regime social completamente novo.” (P.163)

“Essa evolução não foi “natural”, inexorável, e não se deu sem graves conflitos, muita violência no campo e nas cidades, luta pela tomada de poder. [...] Na Inglaterra, o processo de unificação foi favorecido pelo enfraquecimento da nobreza e,consequentemente, do parlamento – que tinha nela sua principal sustentação – em função da Guerra das Duas Rosas, iniciada em 1455, entre duas facções de nobres rivais. [...] Na França, em que desde o inicio do século XIV já praticamente havia sido concluída a formação territorial e em que os reis tinham já muita força, a ocorrência de uma guerra contra a Inglaterra – a Guerra dos Cem Anos (1337 –1453) – favoreceu o aparecimento de na consciência nacional, a derrocada do poder feudal e o surgimento de monarcas absolutos extremamente poderosos, a ponto de esse país tornar-se o grande modelo dos regimes absolutos. [...] Ao longo dos séculos XIV e XV, os estados mais poderosos foram incorporando os menores, de forma que, no inicio do século XIV, cinco estados dominavam a península italiana: asrepúblicas de Veneza e Florença, o ducado de Milão, o reino de Nápoles e os Estados da Igreja.” (P.164)

“A colonização reintroduziu uma pratica extinta há cinco séculos: a escravidão. Negros africanos eram trazidos para trabalhar como escravos nas plantações e nas minas das colônias, suprindo a necessidade de Mão de obra não qualificada.” (P.165)

O CAPITALISMO

“Somente se emprega o termo“capitalismo” quando se trata de uma sociedade moderna, “(...) onde a produção maciça de mercadorias repousa sobre a exploração do trabalho assalariado, daquele que nada possui, realizada pelos possuidores dos meios de produção”. (P. 165)

FRAGMENTAÇAO DA SOCIEDADE FEUDAL

“Na sociedade feudal, basicamente agrária, particularmente na primeira metade da Idade Média, em que se nédia a riquezade uma pessoa pela quantidade de terras que possuísse. [...] Com a expansão do comércio, as cidades passaram a oferecer trabalho a um maior numero de pessoas, que para lá se dirigiam; as cidades livres ofereciam asilo aos servos fugitivos dos domínios senhoriais.” (P. 166)

“Um fator que contribuiu para a liberdade dos camponeses foi a peste negra, no século XIV, que, provocando enorme quantidadede mortes, valorizou o trabalho da mão de obra disponível.”(P. 167)

A ABERTURA DO COMERCIO PARA O MUNDO

“A expansão marítima e do sistema colonial, no final do século XV, produziu muitas riquezas, que levaram a um maior desenvolvimento do comércio. As Cruzadas haviam contribuído para o incremento do comércio.” (P. 167)

“[...] A utilização do Oceano Atlântico ocasionou uma grande...
tracking img