Fichamento livro - grandes admninistradores

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1748 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Pontifícia Universidade Católica
Curso de administração
Metodologia do trabalho científico
Prof. Thais Ribeiro
Luís Paulo da Silva e Souza


CLUTTERBUCK, David; CRAINER, Stuart. Grandes administradores: homens e mulheres que mudaram o mundo dos negócios. Rio de Janeiro: JZE, 1993.


O presente trabalho foi organizado com o objetivo de sistematizar a obra ora em análise, visando aplicaros conceitos metodológicos apreendidos em sala de aula, bem como iniciar o estudo para apresentação do trabalho interdisciplinar. Trata-se de fichamento por citações da referida obra, compreendida entre as páginas 87 a 123. Este trabalho abarca uma breve trajetória de quatro grandes personalidades na administração. Os dois primeiros, Thomas Watson Senior e Thomas Watson Junior, empresários. Oterceiro, Charles Handy, educador. O quarto, Henry Mintzberg, professor. De forma sucinta, o capítulo diz respeito ao raciocínio e medidas adotadas pelos personagens supra citados para atingir suas metas e como tais atitudes mudarem o cenário da administração. Por fim, há uma breve introdução aos estudiosos do comportamento humano, autores que se emprenharam em entender o ser humano. Diferente dasquatro figuras mencionadas, que se empenharam em entender as estruturas e organizações, o capitulo subsequente dá enfase às personalidades que enfatizaram as reações comportamentais.


O tratamento empregado Watson Senior aos seus concorrentes era implacável. Tal conduta se deve às influencias que sofrera quando trabalhou na National Cash Register. Em razão da sua estratégia de vendas eficaz emarketing agressivo acabou sendo alvo da lei antritruste americana. (CLUTTERBUCK, 1993, p. 87)

“Não se pode ser bem sucedido em qualquer negócio sem acreditar que é o maior negócio do mundo”. (WATSON SENIOR apud CLUTTERBUCK, 1993, p. 88)

“O sucesso de Watson Senior derivou de muitas das lições que ele aprendera na NCR. Arrendava, em vez de vender máquinas, e isistia para os clientes usaremapenas os cartões perfurados de sua companhia. Mas a venda era encarada como um fator importantíssimo e Watson viu-se em meio a grandes esforços para elevar a posição de sua equipe de vendas”. (CLUTTERBUCK, 1993, p. 88)

“Os empregados da IBM eram bem remunerados e tinham maior segurança no emprego do que em qualquer outro lugar. Enganos não eram punidos com demissão imediata. O conselho assasrepetido de Watson a vendedores era simples: “Faça certo!” (CLUTTERBUCK, 1993, p. 88)

“(...) a filosofia, espírito e impulsão básica de uma organização também têm mais a ver com seu desempenho do que recursos tecnológicos ou econômicos,estrutura organizacional, inovações e senso de oportunidade.” (WATSON JUNIOR apud CLUTTERBUCK, 1993, p. 89)

“Em 1958, por exemplo, a IBM tornou-se a primeiragrande empresa a conceder salários semanais a operários pagos por hora e foi uma das primeiras a remunerar os feriados. Seu empenho em nunca deixar seus trabalhadores se tornarem supérfluos permanece intacto” (CLUTTERBUCK, 1993, p. 90)

“Passamos mais tempo preocupando-nos com recursos humanos e com tipos humanos de procedimento do que com eletrônica ou normas de venda nestas duas últimas décadas.”(WATSON JUNIOR apud CLUTTERBUCK, 1993, p. 90).

“Os princípios fundamentais com que Tom Watson Senior construiu o seu negócio: busca da excelência, serviço de qualidade superior, respeito pelas pessoas... estão vivos e vigorosos quanto jamais o foram.” (JOHN AKERS apud CLUTTERBUCK, 1993, p. 92)

“Tem de haver alguma forma de estrutura para aprender a respeito da administração. Tem-se de pôr aprópria experiência nas teorias”. (HANDY apud CLUTTERBUCK, 1993, p. 95)

Handy foi um estudioso fascinado pelo estudo das organizações. Em um de seus livros, The Gods of the Management (1979), chega a comentar que o objetivo desse não é ensinar seus leitores o que fazer e sim como explicar as experiencias e interpretá-las, já que a administração não é uma ciência exata, inexistindo lei...
tracking img