Fichamento livro - grandes admninistradores

1748 palavras 7 páginas
Pontifícia Universidade Católica
Curso de administração
Metodologia do trabalho científico
Prof. Thais Ribeiro
Luís Paulo da Silva e Souza

CLUTTERBUCK, David; CRAINER, Stuart. Grandes administradores: homens e mulheres que mudaram o mundo dos negócios. Rio de Janeiro: JZE, 1993.

O presente trabalho foi organizado com o objetivo de sistematizar a obra ora em análise, visando aplicar os conceitos metodológicos apreendidos em sala de aula, bem como iniciar o estudo para apresentação do trabalho interdisciplinar. Trata-se de fichamento por citações da referida obra, compreendida entre as páginas 87 a 123. Este trabalho abarca uma breve trajetória de quatro grandes personalidades na administração. Os dois primeiros, Thomas Watson Senior e Thomas Watson Junior, empresários. O terceiro, Charles Handy, educador. O quarto, Henry Mintzberg, professor. De forma sucinta, o capítulo diz respeito ao raciocínio e medidas adotadas pelos personagens supra citados para atingir suas metas e como tais atitudes mudarem o cenário da administração. Por fim, há uma breve introdução aos estudiosos do comportamento humano, autores que se emprenharam em entender o ser humano. Diferente das quatro figuras mencionadas, que se empenharam em entender as estruturas e organizações, o capitulo subsequente dá enfase às personalidades que enfatizaram as reações comportamentais.

O tratamento empregado Watson Senior aos seus concorrentes era implacável. Tal conduta se deve às influencias que sofrera quando trabalhou na National Cash Register. Em razão da sua estratégia de vendas eficaz e marketing agressivo acabou sendo alvo da lei antritruste americana. (CLUTTERBUCK, 1993, p. 87)

“Não se pode ser bem sucedido em qualquer negócio sem acreditar que é o maior negócio do mundo”. (WATSON SENIOR apud CLUTTERBUCK, 1993, p. 88)

“O sucesso de Watson Senior derivou de muitas das lições que ele aprendera na NCR. Arrendava, em vez de vender máquinas, e isistia para os clientes usarem

Relacionados