Fichamento livro danilo marcondes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 22 (5338 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Descrição bibliográfica Danilo Marcondes - Iniciação À História Da Filosofia - Rio de janeiro, RJ - Jorge Zahar Ed. – 2001 - 298 páginas
Síntese dos capítulos >FILOSOFIA ANTIGA
>As Origens
>Capitulo 1. O surgimento da filosofia na Grécia antiga

A filosofia nasceu na Grécia antiga, por volta do século VI a.c, Tales de mileto é considerado o primeiro filósofo.
Os povos antigos tinham umavisão própria da natureza e dos fenômenos e processos naturais, porem somente os gregos fizeram ciência, que é o conhecido pensamento filosófico – cientifico que surgiu na Jônia. A partir desse pensamento, o mito começa a ser insatisfatório, os primeiros filósofos tentam explicar a realidade por ela própria.
O pensamento filosófico possui algumas características, a noção de physis (natureza), acausalidade (relacionar um efeito a uma causa que o antecede e determina), o conceito de arqué (elemento primordial), conceito de cosmo, o logos (racionalidade), e o caráter critico das novas teorias que eram sujeitas a discussão, assim evitando o dogmatismo e moldando essas teorias.

>Capitulo 2. Os filósofos pré-socráticos

È o termo que designa os filósofos que viveram antes de Sócrates(470-399 a.C), chegando a alguns dos últimos a serem seus contemporâneos.
Os milesianos (Tales de mileto, Anaximandro, Anaxímenes) apesar de possuírem algumas divergências entre si, Tales explica o universo sem nenhuma referencia ao sobrenatural e para ele a água é o elemento primordial,além de sua doutrina ter caráter critica,admitindo e estimulando que seus discípulos desenvolvessem outro ponto devista e tentassem explicar de outra forma. Anaximandro propôs o apeíron(o ilimitado ou o indeterminado)como primeiro principio,já seu discípulo Anaxímenes adotou o ar como arque.
As escolas italianas (Pitágorica e Eleata) tiveram importância na área matemática (escola pitagorica) e nas questões de caráter lógico e metafísico (eleatas (Parmênides, Zenão, Melisso)).
Já na segunda fase dopensamento pré socrático, temos Empédocles de agrigento (doutrina dos quatro elementos),a escola atomista (Leucipo e Demócrito) que consiste em átomos (parte indivisível) e no vazio os átomos se atraindo e repelindo,gerando com isso os fenômenos naturais e o movimento, e por ultimo Anaxágoras de Clazômena que concebeu a realidade como composta de uma multiplicidade infinita de elementos (homeomerias).>Capitulo 3. Sócrates e os sofistas
No século V a.C ocorre à consolidação da democracia na Grécia antiga, principalmente em Atenas, como a democracia era direta, logo era muito importante a arte do discurso e da argumentação para o processo decisório político nessa democracia.
Os sofistas surgem na passagem da tirania e oligarquia para a democracia, eles são mestres da retórica e daoratória, e itinerantes, ou seja, percorrem as cidades-estado gregas vendendo seus ensinamentos.
Os sofistas tem uma concepção filosófica na qual o conhecimento é relativo à experiência concreta humana, a verdade para eles resulta apenas de nossas opiniões sobre as coisas e o consenso que se forma em torno dessas opiniões. Portanto para os sofistas as verdade é múltipla,relativa e mutável(relativismo).Sócrates se opõe aos sofistas, pois ele acredita em uma verdade única sobre tudo (acredita que deve se afastar das opiniões e buscar a definição das coisas) e também ele é contra a venda de conhecimento. Sócrates acredita que se pode chegar a essa verdade pelo método maiêutico (Através de questões simples, inseridas dentro de um contexto determinado, a Maiêutica dá à” luz” idéias complicadas).Período Clássico
>Capitulo 4. Platão

Platão foi aluno de Sócrates, por isso sua filosofia se desenvolve a partir dos ensinamentos de Sócrates, isso é bem caracterizado nos chamados “diálogos socráticos”, Platão também sofreu influencia dos pitagóricos e eleatas.
A concepção filosófica de Platão tem como núcleo a teoria das idéias (esta teoria diz que a realidade mais fundamental é...
tracking img