Fichamento livro contar historias:uma arte sem idade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (696 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo: A princípio a autora demonstra seu primeiro contato com seus alunos durante seu estágio contando como os alunos ficaram diante da história contada. (pg.07). Ressaltou que contar histórias éuma tendência nata, mais que existem técnicas e segredos que ajudam a desenvolver nas pessoas essa arte sendo necessário principalmente gostar de crianças e reconhecer a importância da historia paraelas. (pg.09)

Capítulo 1: Escolha da história: A história deve ser escolhida, principalmente, de acordo com a faixa etária do ouvinte buscando desenvolver a imaginação e agradar ás crianças. Deve sersimples e de fácil entendimento e também respeitar o emocional de cada criança, prevalecendo aí o bom censo. (pg.14) A fase pré-mágica corresponde a crianças até 3 anos,nelas as histórias deve sersimples abrangendo as situações vividas por elas tornando mais fácil sua compreensão. Na fase mágica, que vai dos 3 aos 7 anos, a criança desenvolve mais sua imaginação e passa a exigir enredos maiselaborados e solicita várias vezes a mesma história, procurando cada vez mais detalhes e se identificando mais com a história.(pg.16) Na idade escola, as histórias devem ser escolhidas de acordo com ointeresse e o senso crítico do aluno observando o nível de maturidade da classe. Buscando mexer com a criatividade e a interpretação e também envolvê-los na história. (pg.19)

Capítulo 2: Estudo dahistória infantil: A história a ser contada deve ser estudada capturando a mensagem nela contida, buscando entendê-la e não decorá-la, identificando seus elementos essenciais. Sendo eles: a introdução,clímax e desfecho. A introdução busca o contato inicial entre o narrador e ouvinte e nela conter as informações para facilitar o entendimento da história. Ela contém o tempo, espaço, os personagens e ascaracterísticas que eles possuem. O clímax é o ponto máximo, onde após o decorrer da história tudo acontece e o desfecho é o final da história. (pgs. 22 e 24)

Capítulo 3: Formas de apresentação...
tracking img