Fichamento livro contar historia uma arte sem idade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (687 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Referência bibliográfica:
SILVA, Coelho Betty Maria. Técnicas de como contar história. Contar história uma arte sem idade. 10 ed. São Paulo: Ática, 1999.
Resumo
A autora durante um estágio nocurso de magistério teve a idéia de chamar a atenção das crianças contando história. Percebeu que ouvir história e cantar é coisas que as crianças gostam muito, resolveu aprimorar e a ensinar as técnicasaprendidas a partir desse livro. (p.9)
Capítulo 1: Escolha da história
Nem toda história vem no livro pronto para ser contada. A linguagem por mais simples que seja ainda requer adaptações para quefacilite compreensão. (p.13)
Para a escolha da história é preciso levar em conta: o ponto de vista literário, o interesse do ouvinte, sua faixa etária, as condições sócio econômica. (p.14)
Para ospré-escolares as histórias devem ter enredo simples, vivo atraente, contendo situações que se aproxima o mais possível da vida da criança, de sua vivência afetiva doméstica do seu meio social debrinquedos e animais que o rodeiam. (p.15)
Na fase mágica os pequeninos solicitam a mesma história e a escutam sempre com encanto e interesse, onde tudo é novidade. (p.16)
Na idade escolar, a criança deprimeira e segunda serie não possui um bom nível escolar, havendo interesses pelos contos de fada. Preferem história que acionem a imaginação com suavidade. (p.18)
Capítulo 2: Estudo da históriainfantil
Estudar uma história em primeiro lugar é divertir-se com ela, captar a mensagem que nela implícita e em seguida após algumas leituras identificar os elementos essenciais a sua estrutura. (p.21)A introdução é a parte principal, preparatória, diz quando, onde e quem, estabelece o contato entre o narrado e o ouvinte, devendo ser enunciada com voz clara, pausada e uniforme. (p.22)
Estudar umahistória, portanto é explorar todos os nuances e possibilidades, são textos estruturados com introdução clara, enredo com ascensão, destaque ao clímax, desfecho com final feliz e conclusão. (p.25)...
tracking img