Fichamento livro buzz marketing

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1244 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TÍTULO: Buzz Marketing: sua marca na boca do cliente.
AUTOR: Georges Chestochine
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA: CHESTOCHINE, George. Buzz Marketing: sua marca na boca do cliente. São Paulo: Person, 2006.
INDICADO PARA:  Planejamento
RESUMO 
CAPITULO 1 – BUZZ MARKETING A EVOLUÇÃO
* Desde 1957 quando a palavra marketing foi citada pela primeira vez, a cada dois ou três anos aparece uma novateoria de marketing, portanto é muito natural que se fala em um novo marketing: o buzz marketing.
* Buzz Marketing a revolução chega na hora certa: pesquisas recentes mostram que o consumidor já não está mais disposto a consumir como antes, por isso Seth Godin propõe criar uma situação em que o consumidor não seja mais agredido pelas marcas e sim participe voluntariamente do consumo com omarketing de permissão.
* O buzz marketing pelo marketing de permissão: a definição do buzz marketing surgiu em 2000, é a ciência da boca-a-boca, mas o fato é sempre existiu, mas não nas proporções em que vemos hoje.
* Sabe-se que o boca-a-boca morre naturalmente ao fim de três ou quatro contatos.
* A evangelização dos clientes pelo marketing de permissão: a ideia da evangelização não énenhuma novidade, mas utilizar do buzz marketing e aperfeiçoa-lo para criar clientes evangelistas sim, a mensagem do evangelista não morrem no terceiro ou quarto contato ela se propaga.
CAPITULO 2 – COMO TRANSFORMAR SEUS CLIENTES EM CLIENTES EVANGELISTAS
* O buzz deve passar em primeiro lugar para o cliente evangelizado, todos podem se tornar um cliente evangelizado para que isso ocorra oindividuo precisa de uma causa para defender, crie uma causa que tenha fundamentos.
* A natureza da causa: é necessário ser de forma espontânea, os clientes precisam fazer uma descoberta; o incrível, o incomum, o raro, o inesperado, é assim que as pessoas comentam umas com as outras.
* Os componentes das causas: a ideia vírus, e os fatores de fixação: o produto é sempre definido pela imagem,posicionamento e preço, e ainda acrescidos de elementos novos e são indispensáveis para realizar uma estratégia de buzz marketing.
* A ideia vírus é interessante e intrigante, chama a atenção, é uma ideia que desejamos compartilhar, uma emoção que nos força a compartilhar, surge muitas vezes por causa de uma crise, uma missão, oportunidade ou problema.
* Para todos os produtos é precisoencontrar uma ideia-vírus, para que os evangelistas façam sua parte, é uma necessidade constante de inventar idéias-virús paras os produtos e serviços.
* Fatores de fixação: são palavras e imagens que cercam a idéias-virús, e tem outra natureza que provoca influência.
* O gancho é uma isca para que o evangelizador comesse seu trabalho, ele precisa ser sutil.
* É necessário algogratificante para quem evangeliza uma qualidade muito forte que a marca precisa ter com o cliente.
CAPITULO 3 – COMO INICIAR E DESLANCHAR O PROCESSO DE EVANGELIZAÇÃO EM GRANDE ESCALA
* São necessários vários fatores para que se propague; vetores, meio, contexto, alvo, modelo de desenvolvimento de contágio.
Os vetores: são três os tipos de vetores;
* Os conectores: indivíduos que conhecem umainfinidade de pessoas no bairro, no trabalho, no clube etc.
* Mavens: pessoas que sabem tudo sobre tudo. São aqueles especialistas em alguma coisa.
* Persuasor: trata-se daquela pessoa que persuade. São indivíduos que estão sempre tentando nos convencer, nos persuadir a comprar alguma coisa; eles têm fortes convicções.
* Vetores vivem em meios que chamamos comunidades que são grupo deindivíduos ligados pelo afeto e tradição, é onde se pode produzir a evangelização.
Existem 4 tipos de comunidade;
* Comunidades de Objeto: correspondem ao lugar onde o vetor realiza uma atividade com certa frequência
* Comunidades Formais: associações e organizações em que as pessoas se encontram porque defendem ou constroem valões e paixões em comum.
* Comunidades de Circunstâncias: São...
tracking img